metropoles.com

IPCA-15: prévia da inflação é de 0,02% em junho, a menor taxa desde 2006

Preço das passagens aéreas teve queda de 26% neste mês. Dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/06) pelo IBGE

atualizado

Compartilhar notícia

Influenciada por mais uma forte queda (-26%) no preço das passagens aéreas, a prévia da inflação de junho ficou em 0,02%, o menor resultado para o mês desde 2006, quando a taxa tinha sido de -0,15%. Na prática, isso significa que os preços praticamente se estabilizaram em comparação com o mês passado.

Os dados, que foram divulgados nesta quinta-feira (25/06), são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prévia da inflação é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).

Nos últimos 12 meses, o índice alcançou 1,92%, pouco abaixo dos 1,96% registrados no período imediatamente anterior. No acumulado do trimestre, é a menor taxa (-0,58%) desde setembro de 1998, o que significa que houve deflação, ou queda dos preços.

No lado das altas, o maior impacto de alta nos preços veio do grupo alimentação e bebidas (0,47%). Cresceram os valores de coração da batata-inglesa, carnes e cebolas. Por outro lado, tomate e cenoura tiveram variação negativa.

O Metrópoles mostrou nessa quarta-feira (24/06) que a inflação dos alimentos é maior ainda para famílias de baixa renda. Veja como economizar ao ir no mercado para fazer as compras.

Segundo o IBGE, Brasília (DF) registrou, particularmente, uma prévia da inflação de 0,1%. É a terceira capital com o maior índice, atrás apenas de Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?