INSS vai pagar diferença sobre adiantamento do auxílio-doença. Saiba mais

Diferença trata de valores acima do salário mínimo que foram adiantados até 2 de julho, segundo o INSS

atualizado 03/09/2020 13:01

Fila de pessoas no INSSHugo Barreto/Metrópoles

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que receberam a antecipação do auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) terão o benefício reconhecido em definitivo.

Dessa maneira, aqueles que receberam o adiantamento no valor de um salário mínimo por causa da pandemia, mas teriam direito a um benefício maior, receberão a diferença sem a necessidade de novo requerimento.

A regulamentação foi publicada nesta quinta-feira (3/9), no Diário Oficial da União (DOU), em portaria conjunta feita pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia e pelo INSS.

A medida abrange as antecipações em que o afastamento tenha se encerrado até 2 de julho. O pagamento será efetuado em outubro pelo INSS, conforme apuração dos valores a serem processados pela Dataprev.

“A confirmação da concessão do benefício ocorrerá mediante aproveitamento do ato de análise preliminar relacionado à conformidade dos atestados médicos, realizado pela perícia médica”, diz o texto.

Segundo a autarquia, o beneficiário que requereu a antecipação e que tenha direito ao pagamento da diferença poderá acompanhar o status do crédito, bem como os valores, através do Meu INSS e telefone 135.

0

 

 

Últimas notícias