metropoles.com

Inflação do aluguel sobe 2,53% em fevereiro pressionada por gasolina

Indicador acumula alta de 5,17% em 2021 e de 28,94% nos últimos 12 meses. Dados foram divulgados nesta quinta-feira pela FGV

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
bomba de gasolina
1 de 1 bomba de gasolina - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou alta de 2,53% em fevereiro. Com isso, o indicador acumula alta de 5,17% em 2021 e de 28,94% nos últimos 12 meses.

Em fevereiro do ano passado, o IGP-M havia caído 0,04% e acumulava alta de 6,82% em 12 meses. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/2) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O IGP-M registra a variação de preços (inflação) no mercado. Considerado um forte indicador da macroeconomia, o índice é usado para reajustar contratos de aluguel e tarifas do setor de energia elétrica.

0

Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), indicador com maior influência no índice geral, variou 3,28% em fevereiro, ante 3,38% em janeiro.

“Apesar da similaridade, o resultado mostrou que a pressão exercida pelas matérias-primas brutas se espalhou pelas demais classes do IPA favorecendo o acréscimo das taxas dos grupos ‘bens intermediários’ e ‘bens finais'”, explica o coordenador dos índices de preços, André Braz.

A principal contribuição para este resultado partiu do subgrupo combustíveis para o consumo, cuja taxa passou de 5,08% para 12,68%, no mesmo período.

No caso dos “bens finais”, que teve alta de 1,09% para 1,25%, o grupo foi influenciado pelo aumento da gasolina, cujo preço subiu 17,43%, ante 6,63% no mês anterior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?