metropoles.com

Inflação deve fechar 2022 em 5,60%, afirma BC à Moody’s

BC apresentou tendência de queda para o IPCA, que pode fechar este ano pouco abaixo da estimativa do Boletim Focus desta segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra (Raphael Ribeiro/BCB)
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, fala durante entrevista coletiva - Metrópoles
1 de 1 O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, fala durante entrevista coletiva - Metrópoles - Foto: O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra (Raphael Ribeiro/BCB)

Nesta terça-feira (8/11), durante uma apresentação à Moody’s, agência internacional de avaliação de risco, o Banco Central (BC) mostrou a tendência de queda para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que pode fechar este ano em 5,60%, pouco abaixo da estimativa do Boletim Focus desta segunda-feira (7/11). De acordo com o documento apresentado pelo diretor de Política Monetária, Bruno Serra Fernandes (imagem em destaque), em julho, a estimativa era de 7,15% e, em setembro, de 6%.

Apesar do cenário adverso no exterior, a inflação interna deverá continuar caindo no próximo ano, com quedas seguidas em julho (5,33%), agosto (5,01%) e outubro (4,94%). 

Já em 2024, o IPCA deverá chegar em julho a 3,30% e sofrer uma elevação em setembro e outubro, se mantendo a 3,50%. 

Inflação de alimentos

Bruno Serra Fernandes ainda apontou que o Brasil foi o país que mais registrou queda nos preços dos alimentos e bebidas. Já a Colômbia saltou no mesmo período. 

Apesar da inflação, China e Índia registraram o menor preço proporcional ao aumento em cadeia, conforme mostra o gráfico abaixo. 

BCB apresentação / reprodução
BCB apresentação / reprodução

Combustíveis

O BC também mostrou à Moody’s as fortes oscilações que os combustíveis sofreram ao longo deste ano, principalmente entre os meses de julho a outubro. 

BCB apresentação / reprodução

O período coincide com a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) das Benesses que liberou R$ 41,24 bilhões durante o período eleitoral, por meio de estado de emergência, em benefícios sociais. Além da PEC, também foram cortados os ICMS de combustíveis. 

Com as diminuições, a inflação no país cedeu, mas a Selic se mantém em 13,75% devido ao cenário “adverso” no exterior. 

Moody’s

Empresas como a Moody’s avaliam o risco de um país, empresa, ou até de um produto financeiro para instituições financeiras. Ou seja, qual o risco de crédito. Em 2020, a nota de crédito soberano do Brasil ficou em “Ba2” e também a perspectiva “estável” para o risco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?