metropoles.com

Inflação acima de 10% está em “nível muito elevado”, diz diretor do BC

A inflação acumulada atingiu 10,25% em setembro, a mais alta desde 2016, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Um real 1 – Moeda – Economia – Inflação – Queda – Bolsa de Valores
1 de 1 Um real 1 – Moeda – Economia – Inflação – Queda – Bolsa de Valores - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou que a inflação acima de 10% está em um “nível muito elevado, inclusive para o nosso histórico, que é de inflação elevada”. A declaração foi feita nesta sexta-feira (15/10) durante live promovida por uma instituição financeira.

“Todo mundo tem falado da inflação no Brasil. Dois dígitos em 12 meses, nível muito elevado, inclusive para o nosso histórico, que é de inflação elevada. [A inflação] Vinha comportada até a pandemia, acelerou muito nos últimos 12 meses, mais do que os pares [países emergentes]”, disse.

A inflação acumulada ficou em 10,25% em setembro, a mais alta desde 2016, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda de acordo com o diretor, o aumento nos preços dos alimentos e da energia elétrica está em linha com as altas observadas no resto do mundo no último semestre.

Para Bruno Serra, a inflação é uma “história basicamente global”, mas com questões adicionais no Brasil. “Itens comercializáveis, alimentos e combustíveis, por isso estamos com inflação acima dos pares [emergentes]”, complementou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?