Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Economia

Imposto de Renda: 5º lote de restituição abre consulta nesta quinta

O valor total a ser pago é de R$ 562 milhões, destinados a 358.162 contribuintes. Os recursos serão depositados em 30 de setembro

22/09/2021 15:00, atualizado 22/09/2021 17:52
Marcello Casal Jr/ Divulgação
Imposto de renda

A Receita Federal informou que abrirá as consultas ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base de 2020, na quinta-feira (23/9), a partir das 10h. Também haverá restituições residuais de exercícios anteriores.

O valor total a ser pago é de R$ 562 milhões e os recursos serão depositados em 30 de setembro. Entre prioritários e não prioritários, 358.162 contribuintes receberão a restituição no quinto lote.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

De acordo com a Receita, os contribuintes com prioridade legal são:

  • idosos acima de 80 anos (4.955);
  • contribuintes entre 60 e 79 anos (47.465);
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.927); e
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (19.211).

As consultas poderão ser feitas na página da Receita Federal, na internet e no aplicativo do órgão para tablets e smartphones. Nessas plataformas, o contribuinte poderá saber, ainda, se há ou não pendências que impedem o pagamento da restituição, ou seja, se ele está na conhecida malha fina da Receita.

Para isso, basta acessar o “extrato” do leão no site, no Centro Virtual de Atendimento, chamado de e-CAC.