metropoles.com

Guedes comemora decisão do STF de manter autonomia do Banco Central

A lei aprovada define a estabilidade de preços como objetivo fundamental do banco, que deve regular a inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
guedes4
1 de 1 guedes4 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a lei que concede autonomia ao Banco Central (BC). O chefe da pasta participou, nesta quinta-feira (26/8), de um evento da Expert XP e ficou sabendo sobre a decisão durante o bate-papo com os economistas da instituição.

Antes de ser informado sobre a aprovação, Guedes havia defendido a lei e dito que essa era “a melhor formade controlar a alta da inflação no país. Após descobrir que o placar final ficou favorável em 8 a 2, o ministro elogiou o trabalho da Corte. “O STF está nos ajudando. Eu acredito na nossa democracia, eu sempre confiei”, disse.

Uma das principais mudanças com a autonomia do BC é a desvinculação entre os mandatos do presidente da República e da autarquia. Mas há ao menos cinco outras alterações significativas para a política monetária do país. Confira abaixo:

  • O BC deixará de ser vinculado ao ministério da Economia;
  • O presidente da República só poderá indicar o presidente do BC no 3º ano de governo (essa indicação passará pelo Senado);
  • Os mandatos do presidente e dos diretores serão de quatro anos, com possibilidade de uma recondução;
  • Os ocupantes desses cargos não poderão ser demitidos pelo Executivo;
  • Desligamentos serão feitos pelo Senado.

De acordo com o BC, o país dá um passo importante com a aprovação do projeto de lei que garante autonomia ao órgão. A mudança promoverá credibilidade internacional e, por consequência, facilitará a obtenção de inflação mais baixa.

“Por sua própria natureza, a política monetária requer um horizonte de longo prazo, por conta da defasagem entre as decisões de política e seu impacto sobre a atividade econômica e a inflação. Em contraste, o ciclo político possui um horizonte de prazo mais curto”, justifica a autarquia em nota.

A lei aprovada define a estabilidade de preços como objetivo fundamental do banco, que deve “suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?