Ao falar sobre a crise econômica gerada pelo novo coronavírus e que já atingia o país, o ministro da Economia Paulo Guedes fez, em reunião no último dia 22 de abril, fez uma série de avaliações críticas sobre a China, mas afirmou: “É aquele cara que cê (sic) sabe que cê (sic) tem que aguentar”.
O ministro explicava que, após a onda da crise da saúde, por causa do novo coronavírus, virá uma outra, que é a da economia, e que “já tá querendo bater”.
“A China é aquele cara que cê sabe que cê tem que aguentar, porque pro cês terem uma ideia, pra cada um dólar que o Brasil exporta pros Estados Unidos, exporta três pra China”, disse.
Em seguida, duas falas foram omitidas – uma do próprio Guedes e a outra, do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB). O ministro da Economia, no entanto, continua:
“Você sabe que ele é diferente de você. Cê sabe que geopoliticamente cê tá do lado de cá. Agora, cê sabe o seguinte, não deixa jogar fora aquilo ali não, porque aquilo ali é comida nossa. Nós tamo exportando pra aqueles cara”, disse.
“Não vamos vender pra eles ponto crítico nosso, mas vamos vender a nossa soja pra eles. Isso a gente pode vender à vontade. Eles precisam comer, eles precisam comer”, completou o ministro da Economia.
O Metrópoles mostrou, na última semana, que as exportações brasileiras à China cresceram em meio à pandemia do novo coronavírus e alcançaram, em abril, o maior valor para um mês de toda a série histórica, iniciada em 2009. O país asiático é o maior parceiro comercial brasileiro no mundo.
Plano Marshall
Em toda a reunião, essa não é a única vez que Paulo Guedes fala dos chineses. A palavra China, inclusive, foi proferida quatro vezes – sem contar com as omissões – durante o encontro e, todas elas, partiram da boca do ministro da Economia.
No começo da reunião, Guedes diz que a China “deveria financiar um Plano Marshall para ajudar todo mundo que foi atingido. Então a primeira inadequação, a gente tem que tomar muito cuidado é o seguinte, é o plano Pró-Brasil”.
O Plano Marshall, a que se referiu o ministro da Economia, foi um programa de ajuda econômica promovido pelos Estados Unidos a países da Europa com o objetivo de reconstruí-los após a Segunda Guerra Mundial.

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

O material foi assunto em todas as emissoras, mas ele criticou a GloboReprodução/STF

Vídeo da reunião ministerial foi divulgado na sexta-feira (22/05)Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF

Reprodução/STF
Veja os vídeos da reunião ministerial liberados pelo STF: