metropoles.com

Governo estuda retomar MP que reduz salários e jornadas

O texto também deve conter a suspensão, por quatro meses, do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelos empregadores

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fotografia colorida de pessoa segurando Carteira de trabalho na rua
1 de 1 Fotografia colorida de pessoa segurando Carteira de trabalho na rua - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo federal estuda publicar uma nova medida provisória de alívio para empresas, em decorrência das recentes restrições impostas devido à pandemia da Covid-19. Nos moldes da MP 936, sancionada em 2020, o documento deve conter a renovação da autorização para acordos de redução salarial e suspensão dos contratos de trabalho.

O texto também deve conter a suspensão, por quatro meses, do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelos empregadores, além de fazer uma reedição da possibilidade que o empregador tem de negociação da antecipação das férias dos funcionários, banco de horas e home office. A informação é do jornal Extra.

Apesar dos 11 vetos antes da sanção de 2020, a MP 936 autorizou a redução salarial de 25%, 50% e 70% por meio de acordos individuais e também a suspensão do contrato por prazos de até nove meses, considerando as prorrogações.

De acordo com o Ministério da Economia, mais de 10 milhões de postos de trabalho foram preservados com a criação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

“Todos os benefícios serão custeados com recursos da União, operacionalizado e pago pelo Ministério da Economia diretamente ao empregado”, escreveu Bolsonaro à época sobre a MP.

A nova medida deve custar R$ 15 bilhões, de acordo com os empresários que serão beneficiados. Mas, assim como a possibilidade da retomada do auxílio emergencial, por meio da PEC Emergencial, o Executivo deve estudar as possibilidades de concessão sem afetar o orçamento da União.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?