Governo cria bônus para incentivar geração de empregos para jovens
Atualmente, há mais de 40 milhões de pessoas em idade produtiva fora do mercado de trabalho; BIP e BIQ podem pagar até R$ 300

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira (26/5) a criação de bônus para incentivar a crianção de empregos para jovens.
Diante da baixa popularidade do governo de Jair Bolsonaro, promovida pelo desemprego, alta da inflação e condução da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, Guedes prometeu dar início a dois programas que, de acordo com ele, vão gerar “rapidamente” 2 milhões de novos postos de trabalho.
O governo quer implementar o Bônus de Inclusão Produtiva (BIP) e o Bônus de Incentivo à Qualificação (BIQ).
O BIP será um benefício oferecido para jovens serem treinados por empresas. A perspectiva é que o Estado pague um valor entre R$ 250 e R$ 300 a cada integrante do programa e mais R$ 300 à empresa que o contratou.
A ideia é requalificar jovens que hoje não trabalham nem estudam, segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.
No caso das empresas, o Programa de Incentivo à Qualificação Profissional (BIQ) deve receber algum tipo de incentivo. O valor ainda não foi fechado.
As medidas são uma grande aposta do ministro Paulo Guedes, o qual acredita que a implementação trará um avanço significativo na geração de empregos no país, uma vez que há mais de 40 milhões de pessoas em idade produtiva fora do mercado de trabalho.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todas

