metropoles.com

Focus corta projeção do PIB pela 12ª vez e prevê Selic em 2,75% ao ano

Economia do Brasil deve sofrer uma recessão de 3,76% neste ano, segundo o mercado financeiro. Novo relatório foi divulgado nesta segunda

atualizado

Compartilhar notícia

O mercado financeiro reduziu pela 12ª vez consecutiva a estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) do país, prevendo agora uma recessão de 3,76% em 2020. Caso se confirme, essa baixa será muito próxima à registrada em 2015, quando a economia reduziu 3,8% em meio ao processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2016, a queda foi de 3,6%.

A projeção faz parte do Relatório de Mercado Focus, publicado nesta segunda-feira (04/05). Veja aqui a versão completa.

O boletim é divulgado semanalmente e é composto pela avaliação de agentes do mercado financeiro. Na última segunda-feira (27/04), o grupo apostava em uma queda de 3,34% no PIB brasileiro.

A sequência de cortes foi aplicada em meio ao agravamento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Focus

Além do PIB, o Relatório Focus registrou uma queda também na estimativa da taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 3,75% ao ano.

A previsão é que o Comitê de Política Monetária (Copom) corte a taxa referencial em 1 ponto percentual, para 2,75% ao ano.

O Copom se reúne nesta terça-feira (05/05). O grupo, formado entre outras autoridades pelo presidente do BC, é responsável por aplicar os cortes ou aumentos na Selic.

Inflação

A inflação do país neste ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar abaixo de 2%, segundo o relatório.

Este é o oitavo corte seguido aplicado registrado pelo mercado financeiro na taxa. Na semana passada, a previsão era que o IPCA ficasse em 2,2% neste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?