metropoles.com

Febraban projeta alta de 0,7% na carteira de crédito

Crescimento será puxado pelo crédito direcionado, que deve avançar 1,5% no mês, segundo pesquisa da Febraban com base em dados dos bancos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/Divulgação
Modalidade prevê parcelamento em até 12 vezes
1 de 1 Modalidade prevê parcelamento em até 12 vezes - Foto: Getty Images/Divulgação

Segundo estimativas divulgadas nesta quarta-feira (23/11) pela Pesquisa Especial de Crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o saldo total da carteira de crédito em outubro deve registrar uma alta de 0,7%.

Segundo a Febraban, o crescimento será puxado pelo crédito direcionado, que deve avançar 1,5% no mês.

Apesar da alta em outubro, a elevada base de comparação (+1,6% em outubro de 2021) provavelmente levará a uma desaceleração do ritmo de expansão da carteira total no ano, de 16,8% para 15,7%.

De acordo com o relatório da Febraban, “os números devem reforçar a perspectiva de mais um forte crescimento do crédito neste ano, que deve ficar na casa de 14%”.

Em outubro, a carteira direcionada deve registrar alta na taxa de crescimento anual, de 13,5% para 14%. “A pesquisa mostra que a alta de outubro deve ser liderada pelo crédito às empresas, com avanço de 2,2%, que segue apresentado um volume robusto de operações nos programas de crédito para as micro, pequenas e médias empresas, como o Pronampe e o PEAC-FGI”, afirmou Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

Por outro lado, as concessões de crédito devem recuar 6,3% em outubro. Quando é feito o ajuste pelo número de dias úteis no mês, a queda é menor, de 1,6%.

Apesar da retração, o volume de concessões deverá se manter em patamar elevado, de cerca de R$ 500 bilhões mensais. Segundo a Febraban, é um valor historicamente alto, mesmo quando corrigido pela inflação.

A pesquisa da Febraban

A Pesquisa de Crédito da Febraban, divulgada todos os meses, é considerada uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central (BC).

As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam de 37% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?