metropoles.com

Faturamento da indústria cai 16,7% devido a greve dos caminhoneiros

Indicadores Industriais da CNI revelaram que esta é a maior queda mensal registrada. Mercado de trabalho também piorou

atualizado

Compartilhar notícia

reprodução
industria
1 de 1 industria - Foto: reprodução

O faturamento da indústria caiu 16,7% em maio na comparação com abril na série livre de influências sazonais de acordo com a pesquisa dos Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgados nesta sexta-feira (29/6).

Esta foi a maior queda mensal do indicador, e o resultado reverteu os ganhos registrados desde outubro de 2016. De acordo com o levantamento, a forte retração do faturamento foi provocada pela greve dos caminhoneiros nos últimos dias do mês passado.

Segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo, a paralisação dos serviços de transporte no fim de maio agravou as dificuldades que a indústria encontra para se recuperar da crise. “Os resultados do primeiro trimestre ficaram aquém do esperado, pois a indústria enfrenta problemas com a baixa demanda, a alta ociosidade, dificuldades de financiamento e incertezas econômicas que prejudicam a atividade industrial”, afirma Azevedo.

Com isso, todos os indicadores registraram queda em maio. A utilização da capacidade instalada caiu para 75,9%, o menor percentual desde 2003, quando começou a série histórica. Isso significa que o setor operou com uma ociosidade de 24,1% em maio. As horas trabalhadas na produção recuaram de 2,4% em maio frente a abril, na série com ajuste sazonal.

Os indicadores de mercado de trabalho também pioraram. O emprego caiu 0,6% em maio na comparação com abril na série dessazonalizada. “Foi a primeira queda após sete meses de moderado crescimento e reverte toda a expansão registrada em 2018”, afirma a pesquisa. A massa real de salários caiu 1,7% e o rendimento médio real do trabalhador da indústria recuou 1,4% em maio frente a abril, na série com ajuste sazonal.

Com informações da CNI.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações