metropoles.com

Energia elétrica não vai subir por “muito tempo”, segundo ONS

Neste ano, a cobrança permaneceu sem taxas extras apenas nos quatro primeiros meses do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Aguas Claras – Brasília – DF 06/08/2015
1 de 1 Aguas Claras – Brasília – DF 06/08/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata, disse nesta quinta-feira (6/12) que com o volume de chuva satisfatório abastecendo as principais bacias hidrográficas do país, a bandeira tarifária verde deve permanecer por “muito tempo”. Ou seja, não há cobrança de taxas extras ao consumidor previstas para tão cedo.

De acordo com Barata, a expectativa para o início de 2019 é positiva. “Estamos terminando este ano com condições muito melhores do que terminamos 2017. Então, nossa expectativa é muito positiva mesmo. [Além das chuvas], está entrando [aumento] na [capacidade de] transmissão de energia, as coisas estão caminhando bem”, afirmou.

O sistema de bandeiras foi criado para informar o custo da geração de energia produzida no país. O sistema é composto por bandeiras nas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2). No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3 a cada 100 kWh; já no 2, o valor extra sobe para R$ 5.

Na última sexta-feira (30), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária que valerá em dezembro será a verde, durante a qual não há custo adicional nas contas de luz.

Neste ano, a bandeira permaneceu verde apenas nos quatro primeiros meses do ano. Em maio, houve cobrança da bandeira amarela. De junho a outubro, começou a vigorar a bandeira vermelha nos dois patamares. Em novembro, o adicional cobrado foi o da bandeira amarela.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?