metropoles.com

Desemprego chega a 12% e atinge 12,7 milhões de pessoas, diz IBGE

Levantamento mostra que os setores mais impactados são a iniciativa privada sem carteira de trabalho assinada e o serviço público

atualizado

Compartilhar notícia

VALDECIR GALOR/SMCS
imagem colorida carteiras de
1 de 1 imagem colorida carteiras de - Foto: VALDECIR GALOR/SMCS

O Brasil tem hoje 12% de desempregados, o que representa 12,7 milhões de pessoas. Somente no trimestre terminado em janeiro, mais 318 mil ficaram desocupadas – uma alta de 2,6% em relação ao período encerrado em outubro. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (27/2) indicam um desaquecimento da economia.

A taxa deste ano é a terceira maior em sete anos. O índice fica abaixo do registrado em 2017 (12,6%) e em 2018 (12,2%). Nesse recorte, o número de desempregados já caiu a 6,4%, no trimestre encerrado em janeiro de 2014.

De acordo com a supervisora de Disseminação de Informações, do IBGE, Michella Reis, o número pode ser explicado pela sazonalidade dos empregos temporários. “Passados o Natal e as festas de fim de ano, muitos trabalhadores são liberados”, explica.

O IBGE informou que os setores mais impactados são a iniciativa privada sem carteira de trabalho assinada e o serviço público. Nesse aspecto, acrescenta Michella, existem dois panoramas distintos.

“No primeiro caso, o empresário ou empregador fechou seu negócio ou precisou dispensar funcionários para reduzir custos. No funcionalismo público, a troca de governo, a demissão de comissionados e a reestruturação proposta pela nova gestão, com redução de gastos e diminuição de custos, explica a tendência. Além disso, o número pode ser impactado por aposentadorias”, completa.

Na economia, desemprego é reflexo de desaquecimento. Com menos contratações, há menos pessoas com poder de compra e economicamente ativas. Contudo, Michella destaca que ainda é cedo para apontar um recuo no setor. “O aumento não foi tão expressivo. É preciso esperar”, conclui.

O levantamento do IBGE mostra que o número de pessoas ocupadas aumentou 0,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. O mercado de trabalho ganhou mais de 840 mil pessoas e atingiu 92,5 milhões.

Simar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, considera os índices desanimadores para o mercado. “A pesquisa mostra uma entrada de ano complicada, com queda na indústria, na agricultura e no setor de construção. É um dado bastante desanimador em termos de mercado de geração de postos de trabalho e de qualidade do emprego”, pondera.

Os números do desemprego

12,7 milhões
Total de desempregados no país no último trimestre.

318 mil
Número de trabalhadores que perderam o emprego no período.

27,5 milhões
É a população subutilizada no Brasil.

4,7 milhões
Parcela da população desalentada, que é quando a pessoa desiste de procurar emprego.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?