metropoles.com

Copom reduz taxa básica de juros, a Selic, de 5% para 4,5% ao ano

Esse é o patamar mais baixo de toda a série histórica. A queda dá sequência a uma sequência iniciada em julho deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Istok
financial chart
1 de 1 financial chart - Foto: Istok

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu, de forma unânime, a taxa de juros básica, conhecida como Selic, dos atuais 5% para 4,5%. Esse é o valor mais baixo de toda a série histórica, iniciada em junho de 1996.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (11/12/2019) e dá continuidade a uma sequência de três quedas registradas neste ano. O atual ciclo de redução dos juros começou em julho.

Com a economia ainda em recuperação e a inflação sob controle, a expectativa da maioria do mercado financeiro era de que a Selic passasse por um novo corte.

O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a Selic, buscando o cumprimento da meta de inflação. A meta é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão formado pelo Banco Central e Ministério da Economia.

A meta central de inflação para 2019 é de 4,25% e, como o sistema prevê margem de tolerância, será considerada formalmente cumprida se ficar entre 2,75% e 5,75%. Para 2020, a o objetivo central de inflação é de 4% (tolerância entre 2,5% e 5,5%).

Quando a inflação está alta ou indica que ficará acima da meta, o Copom eleva a Selic. Dessa forma, os juros cobrados pelos bancos tendem a subir, encarecendo o crédito e freando o consumo, assim, reduzindo o dinheiro em circulação na economia. Com isso, a inflação tende a cair. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?