Conta de luz fica mais barata: Aneel anuncia bandeira verde em maio

Valores mais baixos se aplicam a consumidores relacionados ao Sistema Interligado Nacional, que envolve a maior parte do país

atualizado 29/04/2022 21:45

conta de energia elétrica Arthur Menescal/Especial Metrópoles

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na noite desta sexta-feira (29/4), que a conta de luz ficará mais barata no mês de maio. A adoção da chamada bandeira tarifária verde vale para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que envolve a maior parte do país.

De 1º de setembro de 2021 a 15 de abril deste ano, vigorou nos lares brasileiros a bandeira de escassez hídrica, que estabeleceu valores mais altos definidos pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG).

De acordo com a Aneel, a definição de tarifa verde foi possível graças a “condições favoráveis de geração de energia”. Os beneficiários da Tarifa Social, porém, pagam valor referente à bandeira verde desde dezembro de 2021.

A agência, porém, prepara novos valores para serem executados a partir de junho. A atualização anual dos adicionais e das faixas de acionamento das bandeiras tarifárias está sob consulta pública até a próxima quarta (4/5).

O sistema de bandeiras tarifárias é dividido em três cores que levam em consideração a dificuldade para produção da energia elétrica, chamado risco hidrológico, e o preço da energia (PLD). A bandeira verde é a mais barata e o valor se eleva gradativamente nas classificações amarela ou vermelha.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias