metropoles.com

Confiança da indústria cai fortemente em março, diz CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou baixa de 5,1 pontos. É a terceira maior queda mensal da série histórica

atualizado

Compartilhar notícia

Ahmed Salahuddin/NurPhoto via Getty Images
Trabalhadores da moda passam fome
1 de 1 Trabalhadores da moda passam fome - Foto: Ahmed Salahuddin/NurPhoto via Getty Images

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta quarta-feira (10/3), que a confiança do setor caiu fortemente em março, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O número registrou queda de 5,1 pontos na comparação com fevereiro.

É a terceira maior queda mensal da série histórica. Mas, ainda assim, o índice está acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança.

Gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo frisa que esse resultado do mês de março é inferior somente aos registrados em junho de 2018, logo após a paralisação dos caminhoneiros, e em abril de 2020, devido à pandemia.

“Quando olhamos o índice, ele mostra confiança do empresário. Esse valor de 54,4 pontos está, inclusive, acima da média histórica do ICEI. Mas a queda expressiva na passagem de fevereiro para março nos faz um alerta”, aponta Azevedo.

“A confiança existe, mas já foi maior e, agora, está caindo rapidamente. Mostra que os empresários estão percebendo uma piora nas condições atuais dos seus negócios e nas perspectivas futuras da economia”, explica o economista.

Azevedo finaliza dizendo que as expectativas para os próximos meses são cada vez menos positivas.

Compartilhar notícia