metropoles.com

Após caso de vaca louca, Brasil volta a exportar carne bovina à China

Vendas estavam suspensas desde o dia 3 de junho por causa da notificação de um caso atípico de EEB em Mato Grosso

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
1 de 1 - Foto: iStock

A China vai retomar as importações de carne bovina do Brasil, que estavam suspensas desde o dia 3 de junho, por conta da notificação de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), o chamado “mal da vaca louca”, detectado em Mato Grosso. O país asiático é o único, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso da doença.

Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu a notícia da reabertura do mercado chinês nesta madrugada e reafirmou que vai continuar negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas.

“O Brasil volta a exportar carne para aquele país [China]. Isso é um reconhecimento ao trabalho do ministério da Agricultura e do Itamaraty, que trabalharam para que esse episódio pudesse ser encerrado o mais rápido possível”, afirmou a ministra.

O caso
A doença EEB foi constatada em uma vaca, com idade de 17 anos, no dia 31 de maio deste ano. Segundo o ministério da Agricultura, todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro.

“Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não havia, portanto, risco para a população”, garantiu o ministério da Agricultura.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou no último dia três, o pedido de informações complementares do Brasil sobre o caso, o que mostrou que não há risco sanitário. As exportações de carne bovina continuaram normalmente para os demais países.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?