metropoles.com

Doria teme novo recuo do Ministério da Saúde na compra da Coronavac

Expectativa é de que o governo federal formalize o pedido de vacinas de maneira “irrevogável” na sexta-feira (18/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
governador joão doria
1 de 1 governador joão doria - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria, teme que o Ministério da Saúde recue novamente na intenção de compra da Coronavac. A expectativa dele é de que o governo federal envie até sexta-feira (18) um documento oficial “em caráter permanente e irrevogável”.

Apenas após a assinatura desse acordo São Paulo tomará decisões sobre ações futuras em relação ao imunizante contra a Covid-19 produzido pelo Instituo Butantan e pela chinesa Sinovac.

Em outubro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou um termo de intenção de compra com o Butantan, mas recuou no dia seguinte, após ter sido desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro. Na época, o presidente disse que o país não compraria a “vacina chinesa”.

Em novembro, Bolsonaro admitiu possibilidade de compra da vacina do Butantan, mas não entrou em contato com o instituto. Neste mês, após pressão política, o ministro da Saúde voltou a fazer contato em busca da vacina paulista.

“Precisamos de um documento firme. O governo federal já assinou com a Pfizer e a Astrazeneca, mas ainda não encaminhou a um laboratório nacional”, reclamou o governador João Doria.

Ainda que o governo federal compre a vacina, se a previsão for imunizar em fevereiro, o governo de São Paulo vai manter o calendário de vacinação para iniciar em 25 de janeiro.

“São Paulo não vê nenhuma razão para fazer em fevereiro o que podemos fazer em janeiro. Cada dia que passa conta. Por que esperar se podemos abreviar?”, questiona o governador.

O estado só seguirá o Ministério da Saúde se o Plano Nacional de Imunização for iniciado antes de 25 de janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?