metropoles.com

Doria: Queiroga foi contaminado pelo “Bolsonarovírus”

Governador de SP, João Doria, voltou a criticar ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por doses da Pfizer entregues a menos ao estado

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
João Doria
1 de 1 João Doria - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – O governador João Doria (PSDB) voltou a criticar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por entregar doses a menos da Pfizer apenas ao estado de São Paulo.

“Quero lamentar a posição do ministro Marcelo Queiroga. Infelizmente ele foi contaminado com o Bolsonarovírus, perdeu a razão, perdeu o sentido, perdeu aquilo que ele aprendeu e pelo qual fez um juramento: defender a vida. Lamentavelmente, hoje, ele defende o Bolsonarismo, que nega a vida”, falou Doria.

O tucano lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se o governo federal tem ou não que enviar 228 mil doses da Pfizer ao estado. O governo de SP alega ter recebido a menos.

A ação foi protocolada na última sexta-feira (13/8), e tem como relator o ministro Ricardo Lewandowski.

Nova metodologia de vacinas

O secretário de saúde, Jean Gorintcheyn, disse que o estado de São Paulo precisa de planejamento como qualquer outro ente, e que o Ministério da Saúde mudou a metodologia de entregas de doses de forma abrupta.

Gorintcheyn explicou que só recebeu a nova metodologia de forma detalhada na última quinta (12/8), mais de uma semana após o envio reduzido de vacinas da Pfizer.

A nova metodologia leva em consideração o número de doses já aplicadas por cada estado, para que aqueles que aplicaram menos, recebam mais a partir de agora.

A metodologia anterior levava em conta a população de cada estado, e como São Paulo é o maior do país em termos demográficos, sempre uma porcentagem maior, cerca de 22% do quantitativo do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“São Paulo precisa de no mínimo 40 dias para que possamos distribuir vacina pros 640 municípios do estado. O nosso Programa de Vacinação ganhou essa celeridade pelo respeito que temos à vida”, disse o secretário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?