metropoles.com

Doria desobriga uso de máscaras em ambientes fechados de SP

Proteção facial segue obrigatória apenas em transportes públicos, hospitais e outras unidades de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
governador doria durante coletiva e desobriga máscaras em sãp paulo SP 5
1 de 1 governador doria durante coletiva e desobriga máscaras em sãp paulo SP 5 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O uso de máscaras no estado de São Paulo não é mais obrigatório em locais fechados, de acordo com decreto assinado pelo governador João Doria (PSDB) nesta quinta-feira (17/3).

A flexibilização do uso da proteção facial vale para a maioria dos ambientes. A utilização continua obrigatória nos ônibus e terminais, trens, metrôs e suas respectivas estações, e nas unidades de saúde, como postos e hospitais.

Com isso, salas de aula, escritórios, academias, comércios e serviços em geral passam a não exigir o uso do equipamento de proteção.

0

Desde o dia 9 de março, o estado não obrigava mais o uso de máscaras em locais externos e ambientes abertos. Entretanto, o Comitê Científico previa analisar a flexibilização em locais fechados apenas em 23 de março.

A mudança antecipada, segundo Doria, acontece porque ele recebeu uma “nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no estado”, por isso decidiu “abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”.

Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico, explicou ao Metrópoles que o grupo discutiu e entendeu que, “como não houve nenhum impacto do Carnaval no sistema de saúde e a cobertura vacinal está muito boa, é possível a liberação da obrigatoriedade de máscaras”, porém, destacou exceções.

Recomendou que as pessoas sigam usando a proteção facial em ambientes com aglomeração, “como shows, futebol, onde as pessoas ficam muito juntas”. Questionado por que a mudança foi antecipada, Menezes disse que se trata de “uma decisão do governador, que a expectativa era para a semana que vem, mas foi avaliado que seria possível”.

O novo decreto acabou publicado em edição extra do Diário Oficial e tem efeito imediato. Veja abaixo:

SP desobriga uso de máscaras by Grasielle Castro on Scribd

Compartilhar notícia