“Difícil Lula reverter medidas”, diz Eduardo após elogio de Trump

Lula foi elogiado por Donald Trump, nesta terça-feira (23/9), durante a Assembleia-Geral da ONU, nos Estados Unidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/TVM
Reprodução de imagem colorida de Eduardo Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Reprodução de imagem colorida de Eduardo Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Reprodução/TVM

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta terça-feira (23/9), ao Metrópoles, que acredita ser “muito difícil” o presidente Lula (PT) conseguir reverter medidas dos Estados Unidos contra o Brasil. Lula foi elogiado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos.

“Eu acho que vai ser muito difícil o Lula conseguir reverter todo o material probatório, os relatórios e os briefings que recebeu o presidente Trump expondo a situação do Brasil e da perseguição implementada pelo Judiciário. Eu estou, na verdade, ansioso por esse encontro”, disse o parlamentar ao programa Contexto Metrópoles.

A fala ocorre após um rápido encontro considerado amistoso entre o chefe de Estado do Brasil e dos EUA, nesta segunda. Na ocasião, Trump afirmou que chegou a dar um abraço em Lula. Os dois marcaram um encontro para a próxima semana.

Eduardo ironizou ao dizeer que está animado para o encontro entre os dois líderes. Para o parlamentar, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os gestos de Trump a Lula não passam de estratégia. “Esse encontro por si só não é sinônimo de vitória”, avaliou.

Além de Eduardo, parlamentares bolsonaristas e figuras políticas próximas a Bolsonaro acreditam que a reunião na próxima semana é uma forma de pressionar o presidente brasileiro em relação a uma possível anistia para o ex-chefe do Planalto, condenado pelo Supremo Tribunal Federal.

Os elogios do presidente estadunidense a Lula surpreenderam e causaram impacto no mundo político, visto que, desde que Trump assumiu a presidência dos EUA, no início deste ano, a relação diplomática com o Brasil não é considerada das melhores. O Brasil sofreu vários tipos de retaliações, incluindo taxações e uma série de sanções contra autoridades brasileiras.

Barrado por Motta

O aceno de Trump a Lula é visto como uma segunda derrota para Eduardo Bolsonaro nesta terça. Isso porque o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a manobra articulada pela oposição para que Eduardo não fosse cassado por faltas nas sessões.

A ideia era nomear o parlamentar, que vive nos EUA desde o início do ano, como líder da minoria. Porém, o plano não deu certo. O presidente da Câmara rejeitou o pedido, afirmando não ser compatível com o regimento da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?