Dia da cannabis terapêutica entra no calendário oficial de Goiânia

Projeto foi sancionado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Data de 27 de novembro passa a integrar calendário oficial de Goiânia

atualizado 12/03/2022 10:20

Folha da maconhaIStock

Goiânia – Após a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a capital goiana passou a incluir o dia 27 de novembro no calendário oficial de eventos como o dia municipal da cannabis terapêutica. O projeto foi aprovado no Plenário da Câmara Municipal com apenas um voto contrário na última terça-feira (11/3).

De acordo com o autor do projeto, o vereador Lucas Kitão (União Brasil), a instituição do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica faz parte de uma série de ações de incentivo à pesquisa e à discussão sobre o uso terapêutico da cannabis, com o objetivo de instruir a população acerca da regulamentação e distribuição dos medicamentos.

Em Goiânia, a Câmara já promulgou a lei que autoriza a regulamentação e a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base de cannabis medicinal. A legislação precisa ainda ser regulamentada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Debate

De acordo com o parlamentar, a intenção da data é promover o debate e a conscientização, juntamente com a oficialização do dia da canabbis terapêutica, incentivando ações em defesa dos pacientes que necessitam do tratamento, mas que enfrentam preconceito e dificuldade para adquirir os medicamentos.

“A inclusão no calendário oficial do município vai permitir que ações sejam realizadas por instituições públicas ou privadas, a fim de promover atividades de caráter educacional na cidade que é referência em todo o Brasil, desde a aprovação da regulamentação desses medicamentos na capital”, explica o vereador, que tem se dedicado à causa.

Dia Nacional do Combate ao Câncer

A data de 27 de novembro marca também o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A escolha da data foi idealizada por ativistas defensores do medicamento derivado da cannabis, que apresenta grande efetividade no alívio de sintomas provocados pela quimioterapia.

Mais lidas
Últimas notícias