Desemprego cai para 12,6% no terceiro trimestre do ano, diz IBGE

Embora os dados apresentados sinalizem redução da taxa, ainda existem 13,5 milhões de brasileiros sem uma ocupação formal

atualizado 30/11/2021 11:57

Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundoRafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (30/11) que a taxa de desemprego no país diminuiu para 12,6%, no terceiro trimestre do ano. Apesar da queda, ainda existem 13,5 milhões de brasileiros sem ocupação. É a primeira vez desde abril de 2020 que o índice fica abaixo de 13%.

No trimestre que terminou em agosto, a taxa estava em 13,1%, o que corresponde a 13,9 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Considera-se, porém, fatores como a mudança na forma de coleta de pesquisa durante a pandemia de Covid-19.

Em contraste com a melhora do desemprego, o rendimento dos brasileiros permanece em decréscimo. Com queda de 4% em comparação ao mesmo trimestre em 2020, o rendimento real habitual do trabalhador (retirada a inflação) ficou em R$ 2.459.

Também vale ressaltar que a recuperação do mercado de trabalho pós-pandemia ocorre gradualmente, com poucas horas de trabalho, vagas de baixa qualidade e queda recorde no rendimento médio da população ocupada.

Mais lidas
Últimas notícias