metropoles.com

Desemprego cai para 12,6% no terceiro trimestre do ano, diz IBGE

Embora os dados apresentados sinalizem redução da taxa, ainda existem 13,5 milhões de brasileiros sem uma ocupação formal

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo
1 de 1 Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (30/11) que a taxa de desemprego no país diminuiu para 12,6%, no terceiro trimestre do ano. Apesar da queda, ainda existem 13,5 milhões de brasileiros sem ocupação. É a primeira vez desde abril de 2020 que o índice fica abaixo de 13%.

No trimestre que terminou em agosto, a taxa estava em 13,1%, o que corresponde a 13,9 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Considera-se, porém, fatores como a mudança na forma de coleta de pesquisa durante a pandemia de Covid-19.

Em contraste com a melhora do desemprego, o rendimento dos brasileiros permanece em decréscimo. Com queda de 4% em comparação ao mesmo trimestre em 2020, o rendimento real habitual do trabalhador (retirada a inflação) ficou em R$ 2.459.

Também vale ressaltar que a recuperação do mercado de trabalho pós-pandemia ocorre gradualmente, com poucas horas de trabalho, vagas de baixa qualidade e queda recorde no rendimento médio da população ocupada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações