Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Farra no inssBrasil

Descontos: aposentados do INSS podem consultar resposta de associações

Entidades que tiveram descontos contestados têm prazo de 15 dias para enviarem resposta. Segurado, agora, deve dizer se concorda ou não

10/06/2025 11:47
Compartilhar notícia
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Fachada da Previdência Social e acesso digital aos serviços do INSS pelo aplicativo Meu INSS - Mertrópoles

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou a consulta às respostas das associações às contestações feitas por aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos. A partir de agora, os beneficiários poderão informar se concordam ou não com o que a associação respondeu.


Entenda

  • O INSS notificou mais de 9 milhões de segurados que tiveram descontos associativos na folha de pagamento.
  • Os aposentados e pensionistas devem informar se autorizaram ou não a cobrança. A partir do momento em que a contestação é feita, as entidades têm 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o segurado e, caso não consigam, devem efetuar o ressarcimento do valor.
  • Agora, o INSS liberou a opção de consultar a resposta da associação. Nesses casos, o aposentado terá de dizer se concorda ou não com as informações enviadas pelas entidades contestadas. O prazo para isso é de 30 dias corridos, a partir do recebimento da resposta.
  • A consulta pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS, ou nas agências dos Correios, a partir de 16 de junho.

Ressarcimento

Passados 27 dias desde a liberação das contestações, cerca 3,09 milhões de segurados consultaram os descontos associativos. Do total, 3 milhões disseram não reconhecer a cobrança.

Ao todo, 42 entidades tiveram descontos contestados. O governo federal ainda não detalhou como será a devolução dos recursos, mas a expectativa é que o ressarcimento comece em julho.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters