metropoles.com

Delegado que investigou PCC assume inquérito da facada em Bolsonaro

Martin Bottaro substituirá o delegado Rodrigo Morais, que foi transferido pela PF para ocupar função em Nova York (EUA)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Bolsonaro sofre facada em Juiz de Fora, 2018
1 de 1 Bolsonaro sofre facada em Juiz de Fora, 2018 - Foto: Reprodução/Redes sociais

O delegado Martin Bottaro Purper foi escolhido para comandar o inquérito que investiga a facada contra o então candidato a presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018.

Rodrigo Morais Fernandes, delegado que era responsável pelo caso, foi convidado para assumir a função de oficial de Ligação da Polícia Federal (PF) junto à força-tarefa de El Dorado, em Nova York, nos Estados Unidos.

0

Purper possui experiência em investigações de homicídios, tendo atuado nas apurações dos assassinatos de servidores da Penitenciária de Catanduva, no Paraná, por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores organizações criminosas do Brasil.

Ao coordenar investidas contra a facção no passado, foi responsável pela operação Cravada, que tinha a finalidade de desarticular o núcleo financeiro do PCC, em agosto de 2019. As investigações revelaram que o núcleo foi responsável por organizar e recolher recursos para a organização em nível nacional.

A decisão de transferência de Rodrigo Morais Fernandes foi divulgada no final de dezembro do ano passado. Ele deve assumir o posto até a segunda quinzena de fevereiro. O delegado exercerá a função no escritório da HSI (Investigações de Segurança Interna, nos EUA) por 2 anos.

Compartilhar notícia