metropoles.com

Defensoria: governo deve exigir comprovante de vacinação para turistas

Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ) recomendam exigência para vias aérea e terrestre

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro França/Agência Senado
Imagem colorida mostra mão segurando passaportes - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mão segurando passaportes - Metrópoles - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ) enviaram ao governo federal uma orientação para que seja exigido o comprovante vacinal contra a Covid-19 para a entrada de viajantes no Brasil. A recomendação foi encaminhada à Casa Civil e aos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Infraestrutura e da Saúde.

O documento sugere o chamado “passaporte da vacina” para o ingresso de viajantes internacionais por via aérea e terrestre. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já exige a comprovação para embarque em navios de cruzeiro em portos brasileiros, ou para viajantes de outro país com destino ao Brasil.

As entidades argumentam que a atual política de testagem é suscetível a falhas. Como justificativa, os órgãos federais alegam que os exames podem apresentar resultado falso negativo e não indicam a contaminação durante o período de incubação, que pode chegar a 14 dias.

Os defensores públicos destacam a ausência dessa medida de vigilância na última portaria publicada pelo Gabinete Interministerial responsável pela avaliação da restrição de fronteiras. “Em que pese a necessidade de apresentação de exames negativos para Covid-19, na forma da Portaria, é sabido, a uma, que os exames podem ter resultado falso negativo, bem como, a duas, que não indicam a contaminação durante o período de incubação, que pode se estender a até 14 dias”, diz o documento.

“Por outro lado, a vacinação do viajante, por óbvio, tem o condão de prevenir o seu contágio ou a sua hospitalização em território brasileiro, de modo a reduzir as taxas de transmissibilidade do coronavírus, bem como evitar a sobrecarga do sistema de saúde do país”, continua.

Os defensores destacam as repetidas recomendações da Anvisa pela exigência de comprovante de vacinação para entrada no país. O órgão regulador teme que a ausência do passaporte vacinal contra a Covid-19 atraia turistas não vacinados ao país, o que traria riscos para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Supremo Tribunal Federal, em decisão que vincula a Administração Pública Federal, já reconheceu a importância e constitucionalidade do passaporte vacinal como um instrumento de tutela da saúde e da própria vida de todos os cidadãos brasileiros”, afirma a DPU, na recomendação.

Assinam o documento os defensores públicos federais Shelley Duarte Maia e André Carneiro Leão, além das defensoras públicas estaduais Alessandra Nascimento Rocha Gloria e Thaísa Guerreiro de Souza.

Veja a recomendação completa abaixo:

Recomendação Passaporte Vacinal Dpu by Mariah Aquino on Scribd

Tribunal de Contas da União

A recomendação da DPU e DPE/RJ se une à do Tribunal de Contas da União (TCU), em prol da exigência do passaporte vacinal no país. A Corte orienta que o governo federal adote medidas necessárias para garantir que viajantes só entrem no Brasil após apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19.

Sob a relatoria do ministro Vital do Rêgo, a decisão foi tomada em plenário dentro do processo que acompanha a estrutura e as ações do Ministério da Saúde para o enfrentamento da pandemia.

O documento que contém a recomendação foi encaminhado à Casa Civil e aos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde e da Infraestrutura. Se o governo não adotar o protocolo sanitário, terá que apresentar razões fundamentadas ao TCU.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?