Débora do Batom pede a Moraes para ir à Câmara e depor sobre 8/1

Cabeleireira quer participar de audiência após convite de deputado. Defesa compara caso ao de Fernandinho Beira-Mar em 2001

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Mártir Imagem colorida de pichadora em depoimento - Metrópoles
1 de 1 Mártir Imagem colorida de pichadora em depoimento - Metrópoles - Foto: Reprodução

Condenada por participar dos atos de 8 de Janeiro, a cabeleireira Débora Rodrigues, a “Débora do Batom”, pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização para viajar a Brasília e participar de uma audiência sobre o 8/1 na Câmara dos Deputados.

O pedido foi encaminhado à Corte na tarde desta segunda-feira (8/12) pelos advogados de Débora. Os defensores afirmam que ela foi convocada para prestar depoimento presencialmente na capital federal, após convite do deputado Coronel Meira (PL-PE).

“Excelência, a convocação da requerente é legítima, visto o tratamento degradante a que todos os presos/réus do 8 de janeiro são submetidos desde 8 de janeiro, justamente devido à situação política de que tratam os processos e os julgamentos, ainda, diante do fato de a massa carcerária e até próprios agentes prisionais divergirem ideologicamente dos réus”, diz a defesa.

Os advogados ainda salientam que outros presos, por exemplo, já foram convocados e tiveram autorização judicial para ir à Câmara, como o ex-chefe do Comando Vermelho Fernandinho Beira-Mar, em 2001.

“Direitos humanos não são uma pauta política ou ideológica, mas um direito inerente a todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, etnia, religião ou ideologia”, diz o requerimento.

A comissão que Débora pediu para visitar é referente aos presos do 8 de Janeiro. Ela deixaria Paulínia (SP) em viagem para a capital federal em 10 de dezembro e retornaria um dia depois.

Débora do Batom pede a Moraes para ir à Câmara e depor sobre 8/1 - destaque galeria
4 imagens
Débora Rodrigues dos Santos
Debora Rodrigues deixou prisão domiciliar após passar mal
Débora Rodrigues dos Santos
Claudia, irmã de Débora Rodrigues, diz orar por uma decisão positiva de Moraes
1 de 4

Claudia, irmã de Débora Rodrigues, diz orar por uma decisão positiva de Moraes

Reprodução
Débora Rodrigues dos Santos
2 de 4

Débora Rodrigues dos Santos

Reprodução / Redes sociais
Debora Rodrigues deixou prisão domiciliar após passar mal
3 de 4

Debora Rodrigues deixou prisão domiciliar após passar mal

Reprodução / Redes sociais
Débora Rodrigues dos Santos
4 de 4

Débora Rodrigues dos Santos

Reprodução

“Perdeu, mané”

Débora ficou conhecida por escrever a frase “Perdeu, mané” com um batom na estátua da Justiça, localizada em frente à sede do STF, durante a invasão e depredação dos prédios públicos no 8/1. Ela foi condenada pelos seguintes crimes:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado (pelo patrimônio público e tombado);
  • Deterioração do patrimônio tombado;
  • Associação criminosa armada.

Monitorada por tornozeleira eletrônica, Débora recentemente precisou ir às pressas a um hospital devido a uma infecção urinária. O relatório encaminhado ao STF aponta que ela violou a área da residência ao se deslocar para a unidade hospitalar.

“Em análise ao referido monitoramento, foi possível constatar que, no dia 03/11/2025, às 20h38, o(a) monitorado(a) em questão incorreu na violação: área de inclusão (domiciliar), a qual permaneceu até 04/11/2025, às 03h07”, diz o documento enviado a Moraes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?