De última hora, Salles não participa do fórum sobre a fome no país

Durante o evento, o chefe da pasta econômica, Paulo Guedes, partiu em defesa do ministro do Meio Ambiente

atualizado 17/06/2021 12:16

Ministro do Meio Ambiente - Ricardo de Aquino SallesRafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, deixou de participar, na última hora, do 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, promovido nesta quinta-feira (17/6). De acordo com a organização do evento, feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), houve problemas técnicos com a transmissão do ministro, que saiu da sala virtual.

A iniciativa reuniu lideranças da cadeia de abastecimento e do mercado de capitais para debater o problema da fome no país. Entre os participantes presentes estavam Paulo Guedes, ministro da Economia; João Roma, ministro da Cidadania; e Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Diante de acusações de exploração ilegal da Amazônia, mineração, garimpo ilegal e invasão de terras indígenas, o ministro Ricardo Salles busca a discrição. Enquanto isso, o governo parte em sua defesa. Durante o evento, Paulo Guedes disse que Salles está de “trabalhando para manter a matriz energética limpa e para que o Brasil não destrua seu meio ambiente”. 

“Salles sempre diz que o meio ambiente não é só o campo e a floresta, mas também o cuidado com as cidades. Então, acho que nosso governo está muito coerente. A equipe está muito unida”, completou. 

Em maio, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) saiu em defesa do ministro. Sobre a suspeita da participação de Salles em esquema de corrupção ligado à exportação ilegal de madeira, Bolsonaro disse que ele é um “excepcional ministro” e está enfrentando “dificuldades com setores aparelhados do Ministério Público”, a quem chamou de “xiitas ambientais”.

O encontro virtual ao qual Salles não participou está organizado em seis painéis, que abordam os seguintes temas: “A dimensão e a importância da cadeia de abastecimento nacional”, “A origem, significado e importância do ESG”, “Impacto socioambiental”, “Governança corporativa no contexto ESG”, “Cases de sucesso da cadeia de abastecimento” e “Posicionamento institucional da cadeia de abastecimento para ESG”.

Últimas notícias