De 80 pra cima: conheça os vovôs virais no TikTok com milhares de seguidores

Juntos, eles somam mais de 14 milhões de netos adotivos pelo país; conheça mais sobre seu Anesio e dona Elza, vovó Lurdinha e dona Nair

atualizado 03/10/2021 9:42

idosos no tiktokMontagem/Divulgação

Rio de Janeiro – Em meio a uma infinidade de jovens que dançam e cumprem desafios, dublam e dão dicas de maquiagem, muitos idosos ganharam fama e viraram estrelas no TikTok. A rede social, que soma mais de 1 bilhão de usuários ativos, deu milhares de netos a vovós e vovôs na plataforma. Porém, mais do que isso, mudou a vida de alguns deles, como seu Anesio Fiori, de 84 anos, conhecido como Vovô Anesio.

Em abril deste ano, o neto de seu Anesio e de dona Elza Mantovanelli, de 80 anos, começou a gravar o dia a dia do casal e postar nas redes sociais. O sucesso foi tanto que, hoje, o casal de Rincão, interior de São Paulo, conta com mais de 2,5 milhões de seguidores e é patrocinado por marcas como Nivea, Predilecta, cervejaria Crystal, entre muitas outras.

@meuavoanesio🥰🥰♬ som original – Caio e o vovô Anesio

O vovô, que estava há 8 anos sem escutar bem, recebeu, da empresa Unitron, um de seus maiores presentes: um aparelho auditivo. Hoje, sua audição é bem melhor e ele consegue conversar (e fazer piada) com o neto e com a esposa. “Antes, só conseguíamos falar ‘oi’ ‘oi’ ‘tudo bem?’ ‘tudo’. Era bem complicado”, conta Caio Fiori, neto do casal, ao Metrópoles.

A sucessão de boas causas não parou por aí. Devido a um problema no coração, seu Anesio estava fraco e vivia com dor. Percebendo isso, um médico de um aplicativo de teleconsultas, o cardiologista Leandro Rubio e mais dois empresários custearam 100% da cirurgia do criador de conteúdo. Agora, ele vive de forma bem mais saudável.

@meuavoanesioVovô passando por consulta ❤️ ##fy ##starbem ##telemedicina♬ som original – Caio e o vovô Anesio

Para dona Elza, essa reviravolta na vida foi boa: “Percebemos que ainda existe gente boa no mundo. Você não tem noção da quantidade de cartinha e presente que a gente recebe. É muito emocionante, gratificante”, diz.

“Hoje, o vô e a vó conseguem guardar parte do salário mínimo que recebem, porque ganham muita comida das pessoas e acaba sobrando um dinheirinho no fim do mês”, explica Caio.

Outros famosos TikTokers

Dentre os idosos influencers do TikTok, também temos a Vovó Lurdinha, uma senhora de 94 anos, que faz muito sucesso com suas receitas na internet. A idosa é de Duas Barras, município do Rio de Janeiro, e tem a ajuda de suas netas para gravar os vídeos.

“A ideia de começar com os vídeos foi minha. Ela tinha operado a vista e não podia ficar sozinha. Como ela tava triste de não poder voltar para casa, resolvi fazer algo pra deixá-la feliz. Ela ama cozinhar”, conta a neta, Carolina Costa.

Quase uma Ana Maria Braga das redes sociais, a bibarrense Vovó Lurdinha conta com uma legião de mais de 256 mil fãs pelo Brasil. Com seus vídeos, em sua grande maioria, sobre doces, a Vovó arrancou vários elogios de seu público. Até quem não gosta dos doces elogia. “Nem gosto de abóbora, mas o doce dela deu vontade de comer”, diz um internauta.

@costacaroliinaDoce de Abóbora da vovó Lurdinha 💛🌼 ##mododefazer ##vovolurdinha ##tiktokbrasil♬ Savage Love (Laxed – Siren Beat) – Jawsh 685 & Jason Derulo

Famosos Vovôs TikTikers

Pensa que acabaram os idosos famosos? Engano seu. O Metrópoles também conversou com a dona Nair, dos Vovôs TikTokers. Infelizmente, em julho deste ano, morreu o vovô Nelson, aos 90 anos, a dupla infalível de dona Nair. Mas ela não deixou de levar alegria e diversão para seus dias e continuou ativa nas redes depois da perda.

“Ela sempre disse que a morte não é o fim, que sempre aprendeu com os pais que a morte não era para vestir roupa preta e ficar de luto”, conta Rennan. “Ela foi a pessoa que mais deu força para todo mundo, quando o natural deveria ser ao contrário. Mas foi ela quem disse: ‘Vamos voltar a gravar vídeos, vamos nos animar, nos distrair e seguir'”, completa.

0

Com 10,2 milhões de seguidores, a vovó de São Bernardo do Campo (SP) faz dancinhas, dublagens e brinca muito com seus “netinhos”.

@vovostiktokersSaudades de uma dublagem? 🤪 A semana das boas maneiras acabou! 🧑🏻‍🦳✨💟 ##vovostiktokers ##dublagem ##tiktok ##tiktoker ##tiktokers ##fy ##foryou ##bolo♬ som original – jana Oliveira

“Tiro fotos, gravo vídeos mandando beijo, recebo muito beijo, abraço, amor e carinho. Só tenho a agradecer a todos, afinal, se não fossem os fãs, nada disso teria acontecido. Espero poder continuar a gravar e a fazer o povo sorrir por um bom tempo ainda”, conta a vovó, também de 90 anos.

O início dos Vovôs TikTokers foi parecido com o de seu Anesio e dona Elza e da vovó Lurdinha. Os netos do casal, Rennan Donadelli e Nayara Alexia começaram a gravar despretensiosamente no começo da pandemia da Covid-19. Hoje, o perfil no TikTok tem patrocínio de grandes marcas, como: AliExpress, Vick, Pampers, Rappi, Baw Clothing, Lupo, Cacau Show e Submarino.

Últimas notícias