metropoles.com

Datafolha: para 75%, inflação é culpa do governo Bolsonaro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,95% neste mês

atualizado

Compartilhar notícia

Javier Ghersi/ Getty Images
Ilustração utilizando graficos para mostrar alta da inflação
1 de 1 Ilustração utilizando graficos para mostrar alta da inflação - Foto: Javier Ghersi/ Getty Images

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (28/3) mostra que 75% da população brasileira acredita que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem responsabilidade pela alta da inflação. Por outro lado, cerca de 22% dos entrevistados disseram não responsabilizar a atual gestão, enquanto 3% não souberam responder.

Realizado nos dias 22 e 23 de março, o levantamento ouviu 2,5 mil pessoas de 181 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Na comparação entre a pesquisa de março e o levantamento feito pelo instituto em setembro do ano passado, o número de pessoas que atribuem a respectiva responsabilidade ao governo caiu.

O número de pessoas que acreditavam que a inflação é responsabilidade do governo foi de 41% para 36%. A taxa de entrevistados que acreditam que o governo tem pouca responsabilidade aumentou, de 34% para 39%. Já os que acham que a gestão federal não tem qualquer responsabilidade sobre essa questão foi de 23% para 21%.

Para 41% dos entrevistados em setembro, o governo tinha muita responsabilidade pela inflação. Outros 34% consideravam que a gestão tem um pouco de responsabilidade. Por fim, 23% disseram que a culpa não poderia ser atribuída ao governo.

Veja a avaliação da responsabilidade da inflação por eleitores de pré-candidatos:

  • 87% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) acham que o governo tem responsabilidade, e 50% dizem que o governo tem muita responsabilidade pela inflação;
  • 82% dos eleitores de Sergio Moro (Podemos) avaliam que o governo tem responsabilidade, e 42% consideram que ele tem muita responsabilidade;
  •  80% dos eleitores de André Janones (Avante) dizem que o governo tem responsabilidade, e a metade avalia que o governo tem um pouco;
  • 75% dos eleitores do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) também dizem que o governo carrega culpa pela alta;
  • 72% dos evangélicos, maior parte da base eleitoral do presidente, também avaliam que a atuação do governo influenciou na inflação; e
  • 75% dos moradores do Centro-Oeste e 79% dos moradores da Região Sul acham que o governo tem essa culpa.

Maior alta para março

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), conhecido como a prévia da inflação, para março ficou em 0,95%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior variação para o mês desde 2015 (1,24%). No que diz respeito aos últimos 12 meses, a inflação atingiu 10,79%, acima dos 10,76% registrados no período anterior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?