Datafolha: Lula mantém 47% das intenções; Bolsonaro sobe para 29%

Petista permaneceu com o mesmo índice comparado à última pesquisa, realizada em junho, em que marcou 47%. Bolsonaro passou de 28% para 29%

atualizado 28/07/2022 19:14

Lula e Bolsonaro em arte com fundo vermelho e azul Yanka Romão/Metrópoles

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28/7), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) tem 47% das intenções de voto nas eleições de 2022. O atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), subiu um ponto percentual e aparece com 29%.

Em comparação com a última pesquisa, de 23 de junho, Lula ficou com os mesmos 47%. A diferença entre os dois caiu de 19% para 18% entre um levantamento e outro. Os números fazem parte do cenário estimulado, em que é apresentada ao eleitor uma lista com o nome dos candidatos.

Os números ficam dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais.

Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT) se manteve com 8% das intenções de voto. Outros nomes da chamada “terceira via” também pontuaram, como Simone Tebet (MDB), com 2% (1% na pesquisa anterior); eAndré Janones (Avante), com 1% (2% na anterior).

Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) repetiram também 1%. Os votos brancos e nulos somaram 6% e outros 3% não souberam, não responderam ou não querem nenhum candidato.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Entre a população que ganha até dois salários mínimos, Bolsonaro subiu três pontos percentuais. Lula lidera com 54% enquanto o atual presidente está com 23%. O petista continua a liderar também entre as mulheres (46%), mas Bolsonaro subiu seis pontos percentuais (27%). Entre o público masculino foi Lula quem cresceu quatro pontos percentuais, na dianteira por 48% a 32%.

Enquanto a região Norte registra empate técnico entre os dois principais candidatos, com 41% para Lula e 39% para Bolsonaro; o ex-presidente petista lidera nas regiões Sudeste (43% a 28%) e Nordeste (59% contra 24%). Os desempenhos nas regiões Sul e Centro-Oeste ainda não foram divulgados.

Bolsonaro ampliou a vantagem entre os evangélicos, passando de 40% para 43%, enquanto Lula caiu de 35% para 33%.

Pesquisa espontânea

A pesquisa espontânea também marca estabilidade. Neste caso, os eleitores apresentam um nome, sem verem as opções previamente.

O ex-presidente Lula cresceu um ponto em relação a última pesquisa e agora tem 38% das intenções de voto. Logo atrás, o presidente Bolsonaro caiu um ponto e marcou 26%.

Ciro mantém 3%, Simone Tebet aparece com 1% e indecisos caíram um ponto, de 27% para 26%. Brancos ou nulos são 6%, enquanto 3% não sabem em quem votar. Em empate técnico, estão Tebet (2%), Janones (1%), Pablo Marçal (1%) e Vera Lúcia (1%).

Novamente, os números estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022. Foram ouvidos 2.566 eleitores em 183 cidades, nos dias 27 e 28 de julho.

Mais lidas
Últimas notícias