Datafolha: cariocas aprovam intervenção, mas não sentiram diferença
Pesquisa divulgada neste domingo (25), no entanto, revela que maioria dos entrevistados não vê melhora na cidade após medida de Temer

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (25/3) aponta que 76% dos moradores do Rio de Janeiro são favoráveis à intervenção federal na segurança pública do estado. Para a maioria dos entrevistados (71%), contudo, a presença de tropas das Forças Armadas na cidade não fez diferença no combate à violência. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O questionário, feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ouviu 1.012 pessoas de quarta (20) a sexta-feira (22). A margem de erro é de três pontos percentuais
A intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro está em vigor desde o dia 16 de fevereiro, quando o presidente Michel Temer (MDB) editou decreto com a medida.Com o aval do Congresso, o governo federal foi oficialmente investido de poder para comandar operações de combate à criminalidade no estado, sobrepondo-se, inclusive, às forças locais de segurança.
Apesar da percepção de que nada mudou, 52% dos ouvidos estão otimistas e acreditam que, até o fim da intervenção federal, marcada para dezembro, a segurança no município irá melhorar. Para 36%, tudo ficará como estava antes.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasSensação de insegurança
Entre os cariocas, o medo continua alto. A grande maioria dos moradores afirma que gostaria de deixar o Rio por causa da violência (73%). Outros 12% disseram não sair à noite por causa da insegurança.
De acordo com o jornal, 39% dos entrevistados afirma ter mudado a sua rotina por medo da violência. Os moradores da Zona Sul (46%) e da Zona Norte (44%) foram os que mais modificaram seus hábitos.
Crimes
A atuação recente das Forças Armadas no Rio de Janeiro não impediu a continuidade de episódios de violência na cidade. O caso de maior repercussão foi o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de fevereiro. As investigações ainda não apontaram nenhum responsável pelas mortes.
Neste sábado (24), um tiroteio entre policiais militares e traficantes deixou ao menos oito mortos na comunidade da Rocinha, Rio de Janeiro. Com os suspeitos, foram apreendidos um fuzil, seis pistolas e duas granadas.









