Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

Datafolha: 56% dos eleitores iriam às urnas mesmo se voto não fosse obrigatório

Pesquisa também aponta que outros 43% afirmam que não votariam neste ano caso a participação eleitoral fosse facultativa

23/08/2026 19:57
Nelson Jr./Ascom/TSE
Fotografia de uma urna eleitoral – Metrópoles

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (23/8) mostra que 56% dos eleitores brasileiros afirmam que iriam às urnas nas eleições deste ano mesmo se o voto não fosse obrigatório.

Outros 43% dizem que não votariam caso a participação eleitoral fosse facultativa, enquanto 1% não soube responder.

A pesquisa perguntou aos entrevistados: “Pensando na eleição deste ano, se o voto não fosse obrigatório, você iria votar, sim ou não?”.

De acordo com o levantamento, a disposição para votar é maior entre homens, eleitores mais velhos, pessoas com maior nível de escolaridade e aqueles com renda mais alta. Entre os homens, 59% afirmam que votariam mesmo sem a obrigatoriedade, contra 53% das mulheres.

A diferença também aparece entre as faixas etárias. Entre eleitores com 60 anos ou mais, 61% dizem que iriam às urnas mesmo com voto facultativo. Entre os jovens de 16 a 24 anos, o índice cai para 48%.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O nível de escolaridade também influencia a disposição de participar da eleição. Entre os eleitores mais instruídos, 69% afirmam que votariam caso o voto não fosse obrigatório. Entre os menos instruídos, o percentual é de 49%.

A maior diferença, no entanto, aparece quando considerada a renda familiar. Entre os eleitores que recebem mais de cinco salários mínimos, 75% dizem que votariam mesmo sem a obrigatoriedade. O percentual cai para 49% entre aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Eleitores de Lula e Flávio

Considerando a intenção de voto para a Presidência da República, 65% dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam que iriam votar mesmo se o voto não fosse obrigatório. Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PL), o índice é de 62%.

O levantamento também permite comparar o atual nível de disposição dos eleitores com pesquisas realizadas em anos anteriores. Em junho de 2015, 41% diziam que votariam mesmo sem a obrigatoriedade. Em agosto de 2014, período equivalente da disputa eleitoral, o percentual era de 49%.

O Datafolha ouviu 2.058 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 18 e 19 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.