metropoles.com

Datafolha: 51% dos brasileiros são contrários à reforma da Previdência

Pesquisa apontou ainda que a rejeição é maior entre o grupo das mulheres, no qual 56% não querem as mudanças propostas por Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pesquisa Datafolha mostra que 51% dos brasileiros são contrários à reforma da Previdência. Por outro lado, 41% se disseram favoráveis às mudanças nas regras de aposentadoria e 2% afirmaram ser indiferentes. As informações foram divulgadas no jornal Folha de S.Paulo.

A rejeição à reforma é maior entre as mulheres, 56% ao todo. No grupo dos homens, 48% apoiam a proposta enviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O levantamento também considera o candidato nas últimas eleições dos entrevistados. Entre aqueles que votaram em Bolsonaro, 55% são a favor de uma nova Previdência. Já entre os que escolheram o petista Fernando Haddad no pleito de 2018, 72% não concordam com mudanças nas regras de aposentadoria.

No grupo daqueles que ganham mais, com renda familiar superior a 10 salários mínimos, metade apoia a reforma. No entanto, uma rejeição maior, de 63%, surge entre os funcionários públicos.

Sobre pontos específicos da reforma da Previdência, 65% se disseram contra o estabelecimento de idade mínima de 62 anos para mulheres se aposentarem. No caso dos homens, que só receberiam o benefícios após os 65 anos, essa rejeição é de 53%.

O Datafolha ouviu 2.086 brasileiros em 130 municípios, entre 2 e 3 de abril.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?