Eleição 2026

Datafolha: 39% consideram governo Lula ruim; 30%, bom ou ótimo

Pesquisa mostra poucas oscilações em relação a abril. Avaliação negativa supera positiva desde fevereiro de 2025

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
lula-taxa-das-blusinhas-6
1 de 1 lula-taxa-das-blusinhas-6 - Foto: LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

Uma nova pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (16/5) mostra que 39% dos entrevistados avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo. Outros 30% consideram a gestão boa ou ótima, enquanto 29% a classificam como regular. Apenas 1% não soube responder.

Os números indicam estabilidade em relação ao levantamento anterior, realizado em abril. Na ocasião, 40% avaliavam o governo de forma negativa, 29% o consideravam bom ou ótimo e outros 29% o classificavam como regular.

A pesquisa também mostra que a recuperação da avaliação positiva do governo, observada nos últimos meses, ainda não foi suficiente para superar os índices de reprovação.

O melhor momento da gestão Lula, que deve tentar a reeleição neste ano, foi registrado em dezembro de 2023, quando 38% dos entrevistados avaliavam o governo como bom ou ótimo.

A partir de então, os índices passaram a cair. Em fevereiro de 2025, a aprovação atingiu o menor patamar, com 24% de avaliações positivas, enquanto a reprovação chegou a 41% — o maior índice. Naquele período, o governo enfrentava desgaste nas redes sociais após embates com lideranças da oposição sobre uma suposta taxação de transações via Pix.

O levantamento foi realizado nos dias 12 e 13 de maio, mesma data em que vieram à tona diálogos e áudios que mostram o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), provável adversário de Lula nas eleições de 2026, pedindo dinheiro ao dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

O Datafolha ouviu presencialmente 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Avaliação do trabalho de Lula

O Datafolha também perguntou aos entrevistados se aprovam ou desaprovam o trabalho de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.

Segundo o levantamento, 45% aprovam; 51% desaprovam; e outros 4% não souberam responder. Os índices permaneceram os mesmos registrados em abril.

A pesquisa ainda mediu a percepção dos entrevistados sobre as entregas do terceiro mandato do petista.

Para 59%, Lula fez menos do que era esperado. Outros 23% avaliaram que o presidente entregou o que esperavam, enquanto 13% consideraram que ele fez mais do que o previsto.

O levantamento também apontou a percepção dos brasileiros sobre o desempenho político do governo. Para 47% dos entrevistados, a gestão Lula acumula mais derrotas do que vitórias. Já 39% afirmaram que o presidente tem obtido mais vitórias do que derrotas.

Outros 3% disseram que o governo não teve nem derrotas nem vitórias, e mais 3% avaliaram que ambos ocorreram na mesma proporção. 8% não souberam responder.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?