metropoles.com

Daniela Carneiro diz que seguirá apoiando Lula mesmo se for demitida

Daniela Careiro deve permanecer no cargo até quinta. Após pressão do União Brasil, Lula estuda trocar comando do Ministério do Turismo

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Daniela Carneiro, ministra do Turismo do governo Lula
1 de 1 Daniela Carneiro, ministra do Turismo do governo Lula - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União), afirmou, nesta quarta-feira (14/6), que continuará apoiando o presidente Lula (PT), mesmo com uma eventual saída do cargo.

Integrantes do União Brasil têm pressionado o mandatário para que a ministra deixe o posto e o deputado Celso Sabino (União-AP) assuma a vaga.

“Sem dúvidas [continuarei apoiando]. Apoiei na campanha e estarei com Lula presidente pela democracia, com o Brasil”, afirmou a ministra. Ela participa de audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado nesta quarta.

Questionada sobre a relação com o União Brasil, partido do qual faz parte, se limitou a dizer que está “tranquila”.

0

Na terça-feira (13/6), a ministra participou de reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto para discutir o futuro no cargo.

Depois do encontro, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou, por nota, que Daniela segue no cargo ao menos até quinta-feira (15/6).

No fim de terça, a bancada do União promoveu um jantar em apoio a Celso Sabino. O encontro contou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), do líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), e do ministro Juscelino Filho (União), das Comunicações.

O encontro ocorreu na casa do deputado Marangoni (União-SP). A presença de Padilha e José Guimarães no jantar na casa do parlaamentar reforçou o discurso de enfraquecimento de Daniela do Waguinho, como a ministra é conhecida, e deu forças à tese de que sua permanência no ministério acontece para uma “saída honrosa” posteriormente.

União Brasil

Eleita deputada mais votada do Rio de Janeiro, ela e seu marido, o Waguinho, prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, são importantes aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado.

Enquanto isso, Celso Sabino foi o nome indicado pela maioria dos deputados – pelo menos 41 de 59 – do União Brasil para substituir Daniela no Ministério do Turismo.

Apesar disso, a nomeação da deputada eleita para a pasta aconteceu por uma cota do presidente Lula, não por uma negociação com a bancada do partido na Câmara. Ela, em tempo, busca sair da legenda para se filiar ao Republicanos, para onde o marido já migrou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?