metropoles.com

Cuiabá e Palmas começam a vacinar crianças contra Covid nesta quinta

As capitais estão entre as últimas a darem início à imunização infantil, apesar de terem recebido as primeiras doses na sexta-feira (14/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
Criança recebe vacina contra Covid-19 em posto de saúde em Goiânia, Goiás
1 de 1 Criança recebe vacina contra Covid-19 em posto de saúde em Goiânia, Goiás - Foto: Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Cuiabá (MT) e Palmas (TO) iniciarão a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nesta quinta-feira (20/1). Apesar das duas capitais terem recebido os primeiros lotes das doses na sexta-feira passada (14/1), elas estão entre as últimas a darem início à imunização infantil.

0
0

As primeiras doses pediátricas chegaram ao Brasil no dia 13 de janeiro. O lote de 1,2 milhão de doses da Pfizer foi distribuído para estados e Distrito Federal nos dias subsequentes, de forma proporcional ao número de crianças em cada unidade da Federação.

Apesar do imunizante ser o mesmo, essa vacina possui diferenças em relação à aplicada em adolescentes e adultos, o que levou o governo a adquirir e distribuir uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes.

A maioria das capitais começaram a aplicação na segunda-feira (17/1), mas algumas iniciaram a campanha já no sábado (15/1), como foi o caso de Aracaju, Belo Horizonte, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Salvador, e Vitória.

Como aconteceu com as doses regulares, a vacinação ocorrerá em ordem decrescente de idade (das mais velhas para as mais novas). Não será necessário a autorização por escrito, desde que aa criança esteja acompanhada de um responsável no momento da aplicação, que acontecerá com intervalo de oito semanas (prazo maior que o previsto na bula, de três semanas).

Compartilhar notícia