metropoles.com

Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF, onde poderá ficar até 2050

A cerimônia de posse de Zanin começa às 16h. O presidente Lula deve marcar presença no evento, que terá cerca de 350 convidados

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula ao STF, se reune com a bancada do MDB no Senado
1 de 1 Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula ao STF, se reune com a bancada do MDB no Senado - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3/8). Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado assumirá, aos 47 anos, a 11ª vaga da Corte, podendo ficar quase três décadas no cargo, até 2050, quando completará 75 anos.

Ex-defensor de Lula na Lava Jato, Zanin foi aprovado pelo Senado Federal em 21 de junho para ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

O STF instalou estruturas metálicas e detectores de metais para a cerimônia de posse, marcada para ocorrer a partir das 16h desta quinta-feira. A expectativa é que aproximadamente 350 pessoas participem do ato no plenário da Corte.

0

Entre os convidados estão ministros em exercício e aposentados, autoridades de praxe, como os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ainda estarão no plenário da Corte presidentes de tribunais superiores e convidados pessoais do novo ministro.

Como será a cerimônia

A presidente do STF, Rosa Weber, abrirá a sessão. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro. O ministro mais antigo da Corte, Gilmar Mendes, e o mais novo, André Mendonça, conduzirão Zanin ao plenário.

Em seguida, Cristiano Zanin fará o juramento de cumprir a Constituição Federal, pois o Supremo é o guardião desta. O Termo de Posse é lido pelo diretor-geral. A presidente do STF e o ministro empossado assinam o documento. Cumprida essa etapa, ele terá a posse declarada por Rosa Weber, e receberá as boas-vindas à Corte. Logo depois, a cerimônia é encerrada. A previsão é que o rito dure cerca de 15 minutos.

Com a posse de Zanin, o STF volta a ter sua composição completa, de 11 ministros. O magistrado integrará a 1ª Turma da Corte, composta por Luís Roberto Barroso (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.

Jantar

Na véspera da posse, no dia 1° de agosto, o ministro Gilmar Mendes, decano do STF, recebeu Cristiano Zanin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, para um jantar. O encontro foi realizado na casa do magistrado, no Lago Sul, região nobre de Brasília.

Às vésperas da posse, Zanin se encontra com Gilmar, Lula e Janja

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?