metropoles.com

Criança de 4 anos morre em BH com suspeita de raiva humana

Caso a contaminação por raiva humana seja confirmada, ela será a quarta criança que morre da doença em Minas Gerais neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
foto de dois morcegos pendurados em uma árvore
1 de 1 foto de dois morcegos pendurados em uma árvore - Foto: Pixabay

Uma menina de 4 anos morreu com suspeita de contaminação por raiva humana nesse sábado (28/5). Ela morava na tribo Maxakali, entre Águas Formosas e Bertópolis, no Vale do Jequitinhonha. Se a causa da morte for confirmada, ela será a quarta criança vítima da doença em Minas Gerais neste ano.

A morte foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ao jornal O Tempo. O órgão informou ainda que os resultados dos exames para confirmar a contaminação ainda não estão disponíveis. 

A menina é registrada em Bertópolis, região rural em que também viviam as outras três crianças que morreram por raiva humana no estado. As outras vítimas foram uma menina de 12 anos e dois meninos, um de 5 e outro de 12. 

A raiva humana é transmitida por mordida, lambida ou arranhão de animais infectados, como cães e morcegos. Minas não registrava morte por raiva humana desde 2012. O último caso tinha acontecido em Rio Casca, na Zona da Mata.

Histórico de mortes

O primeiro caso de morte deste ano foi registrado em 4 de abril. A vítima foi um menino indígena de 12 anos, mordido por um morcego. Ele procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Teófilo Otoni, e tinha sintomas de confusão mental, febre, dores pelo corpo e vômitos.

No dia seguinte, uma jovem, da mesma aldeia, também de 12 anos, também buscou atendimento e foi internada. Devido a uma piora no quadro, foi transferida para uma UTI, mas não resistiu.

A terceira morte confirmada foi de uma menina indígena de 12 anos. Ela morreu em 29 de abril após mais de 15 dias internada. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?