metropoles.com

Relatório da CPMI do 8/1 cita Ibaneis, mas ele não é indiciado

Parlamentares apontam suspeitas de omissão de governador do DF, mas entendem que CPMI não tem competência para investigar governadores

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/ Metrópoles
Ibaneis Rocha - Metrópoles
1 de 1 Ibaneis Rocha - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) é citado no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos do 8 de Janeiro, que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro Braga Netto e mais 59 pessoas. No entanto, Ibaneis não foi indiciado no relatório lido na manhã de terça-feira (17/10) pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Apesar de apontar possíveis erros de Ibaneis na condução da crise de 8 de janeiro, os parlamentares entenderam que a CPMI não tem competência constitucional para investigar governadores. Por isso, apontaram a necessidade de aprofundamento nas investigações pelas autoridades competentes.

O documento afirma que Ibaneis tinha “pleno conhecimento do risco de atos violentos no dia 8 de janeiro”, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes.

Além disso, o relatório final indica que o governador do DF não autorizou rapidamente o emprego da Força Nacional, autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na noite de 7 de janeiro. A autorização do governador é obrigatória para envio da Força e só aconteceu no final da tarde de 8 de janeiro.

Por fim, o documento lembra que Ibaneis chegou a ser temporariamente afastado de seu cargo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo pedido da Advocacia-Geral da União.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?