Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

CPI sobre Ilha do Marajó é protocolada na Câmara dos Deputados

Objetivo da CPI é investigar denúncias de exploração sexual infantil na Ilha de Marajó, no Pará

06/03/2024 15:01, atualizado 06/03/2024 15:02
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados visto da galeria. É possível ver uma movimentação de parlamentares entre as bancadas e o presidente da casa, Arthur Lira, na presidência - Metrópoles

Os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolaram, nesta quarta-feira (6/3), o requerimento da Comissão Parlamentare de Inquérito (CPI) para investigar casos de exploração sexual na Ilha de Marajó, no Pará.

O texto recebeu 171 assinaturas. Para que a CPI tenha início, é necessário que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), leia o requerimento em plenário.

“Agradeço a todos os deputados que apoiaram nossa CPI. A proteção de nossas crianças é um dever do parlamento e trabalharemos agora junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira, pela instalação da comissão”, afirmou Bilynskyj.

Denúncias sobre casos de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó, no Pará, voltaram à tona na última semana depois de uma apresentação musical da cantora Aymeê Rocha no programa gospel Dom Reality.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O tema ganhou forte repercussão, sobretudo nas redes bolsonaristas, e parlamentares de oposição capitanearam diferentes iniciativas no Congresso Nacional.

Além da CPI, a Câmara terá uma comissão geral em plenário para debater o tema, além de uma comissão externa para apurar in loco as denúncias.

A comissão deverá ser criada sem ônus para a Câmara. Será comandada por Ricardo Ayres (Republicanos-TO) e pela presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputada federal Amanda Gentil (PP-MA).