metropoles.com

Covid: seis capitais iniciam vacinação em crianças de 3 a 5 anos

Anvisa liberou a aplicação da vacina Coronavac na última quarta-feira (13/7). Dois dias depois, o Ministério da Saúde aprovou a decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Ana Karolline Rodrigues/Metrópoles
Criança sentada em colo de mulher, com a cabeça para trás enquanto mulher aplica vacina em seu braço
1 de 1 Criança sentada em colo de mulher, com a cabeça para trás enquanto mulher aplica vacina em seu braço - Foto: Ana Karolline Rodrigues/Metrópoles

Após o aval do Ministério da Saúde, ao menos sete capitais anunciaram o início da imunização com a vacina Coronavac, usada contra a Covid-19, em crianças de 3 a 5 anos. Seis delas, nesta semana.

Fortaleza, São Luís, Manaus, Boa Vista e Belém já começam as aplicações na segunda-feira (18/7). O estado do Rio de Janeiro inicia o calendário na quarta-feira (20/7). A cidade do Rio estreou a imunização desse grupo na sexta-feira (15).

Veja datas anunciadas:

  • Rio de Janeiro (15/7)
  • São Luís (18/7)
  • Fortaleza (18/7)
  • Manaus (18/7)
  • Belém (18/7)
  • Boa Vista (18/7)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reforçou, na tarde de sexta-feira (15/7), que nesta semana dará início à vacinação contra a Covid-19 para esta faixa etária.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande fará uma reunião nesta segunda (18/7) para definir o início da nova etapa da campanha. O governo garante que será nos próximos cinco dias.

0

Doses são iguais às dos adultos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina Coronavac na última quarta-feira (13/7), após reunião da diretoria colegiada. Dois dias depois, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a pasta deu aval para a decisão e que irá iniciar a distribuição.

Antes, a Coronavac era aplicada em crianças acima de 6 anos e que não tinham comorbidades. Agora, o imunizante será oferecido para brasileiros com idade entre 3 e 5 anos, em duas doses, com intervalo de 28 dias.

Avaliação técnica

Pesquisadores argumentaram, na Anvisa, que o imunizante se mostrou seguro e eficaz contra a Covid-19 nessa faixa etária. Rafaella Fortini, do Instituto René Rachou, estrutura da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais, defendeu a aplicação.

“Vemos que as crianças desenvolvem uma resposta mais robusta do que os adultos e os idosos”, disse.

Na mesma tendência, Valéria Valim, professora de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora de um estudo sobre o tema, declarou que a vacina reduz a internação de crianças.

Segundo a médica, estudos mostram que a Coronavac é tão eficaz nessa faixa etária como em crianças acima de 5 anos.

Gustavo Mendes, gerente de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas da Anvisa, indicou que o esquema vacinal seja de duas doses, com intervalo de 28 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações