Covid: Saúde fará análise técnica antes de enviar vacinas a crianças

Na sexta-feira (16/9), a Anvisa autorizou a vacinação de crianças de seis meses a quatro anos de idade contra a Covid-19

atualizado 18/09/2022 15:00

Imagem colorida mostra vacinação de crianças em goiânia / Metrópoles Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde ainda não tem previsão de quando enviará as vacinas contra a Covid-19 para crianças de seis meses a quatro anos aos Estados.

Em nota enviada neste domingo (18/9), a pasta informou que os imunizantes serão disponibilizados apenas quando a área técnica do órgão formalizar a recomendação da vacina para o público-alvo.

Na sexta-feira (16/9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de seis meses a 4 anos de idade. Os frascos com o imunizante terão a tampa na cor diferenciada para fins de diferenciação.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que tem contrato com a farmacêutica para fornecimento de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa e incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

“Havendo aprovação da recomendação pela área técnica da pasta, as vacinas serão disponibilizadas para todo Brasil, como já ocorre com as demais faixas etárias”, informou o órgão.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Autorização da Anvisa

A recomendação da agência inclui três doses de 0,2 mL cada. O intervalo sugerido entre as duas primeiras doses é de três semanas. Já para a terceira, recomenda-se ao menos oito semanas. A tampa do frasco deverá ter a cor vinho.

“O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias”, esclarece a agência, em nota.

O imunizante terá que ser armazenado entre -90° C e -60° C. “Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2° C e 8° C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, complementa a Anvisa.

Mais lidas
Últimas notícias