metropoles.com

Covid: Saúde fará análise técnica antes de enviar vacinas a crianças

Na sexta-feira (16/9), a Anvisa autorizou a vacinação de crianças de seis meses a quatro anos de idade contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra vacinação de crianças em goiânia / Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra vacinação de crianças em goiânia / Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde ainda não tem previsão de quando enviará as vacinas contra a Covid-19 para crianças de seis meses a quatro anos aos Estados.

Em nota enviada neste domingo (18/9), a pasta informou que os imunizantes serão disponibilizados apenas quando a área técnica do órgão formalizar a recomendação da vacina para o público-alvo.

Na sexta-feira (16/9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de seis meses a 4 anos de idade. Os frascos com o imunizante terão a tampa na cor diferenciada para fins de diferenciação.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que tem contrato com a farmacêutica para fornecimento de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa e incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

“Havendo aprovação da recomendação pela área técnica da pasta, as vacinas serão disponibilizadas para todo Brasil, como já ocorre com as demais faixas etárias”, informou o órgão.

0

Autorização da Anvisa

A recomendação da agência inclui três doses de 0,2 mL cada. O intervalo sugerido entre as duas primeiras doses é de três semanas. Já para a terceira, recomenda-se ao menos oito semanas. A tampa do frasco deverá ter a cor vinho.

“O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias”, esclarece a agência, em nota.

O imunizante terá que ser armazenado entre -90° C e -60° C. “Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2° C e 8° C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, complementa a Anvisa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?