metropoles.com

Covid: Ministério da Saúde amplia 4ª dose para maiores de 40 anos

Vacinação desse público já havia sido iniciada em algumas unidades da Federação, como o Distrito Federal, por meio de iniciativas próprias

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Vacina 40 anos
1 de 1 Vacina 40 anos - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (20/6), a ampliação da dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 40 anos de idade. A vacinação desse público já havia sido iniciada em algumas unidades da Federação, por iniciativa dos respectivos chefes dos Executivos locais. É o caso do Distrito Federal.

Agora, com a recomendação federal, todos os estados poderão aplicar a quarta dose da vacina em adultos de 40 anos ou mais. A medida vale para quem iniciou o esquema vacinal com Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca. A orientação do Ministério da Saúde é que a quarta dose seja aplicada com vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Para quem recebeu a vacina da Janssen, também há novidade. A orientação anterior era a seguinte: administração de dose única + dose de reforço, após dois meses, para pessoas a partir dos 18 anos. Agora, a recomendação do governo é que seja aplicada segunda dose de reforço para a população de 18 a 39 anos de idade.

O governo também aprovou a inclusão do terceiro reforço para pacientes a partir dos 40 anos de idade que tomaram Janssen. Para este público, a orientação é a seguinte: dose única + primeiro reforço (dois meses após a última aplicação) + segundo reforço (quatro meses após a última aplicação) + terceiro reforço (quatro meses após a última aplicação).

De acordo com a pasta, o país ainda tem 22 milhões de brasileiros com a aplicação da segunda dose do esquema primário em atraso. Também há 62 milhões de pessoas com a primeira dose de reforço em atraso.

Além disso, há 27 milhões de brasileiros com a aplicação da segunda dose de reforço atrasada. “Estamos, a partir de hoje, reforçando a campanha para buscarmos cada vez mais essa vacinação. Chegamos, oficialmente, ao fim da emergência sanitária, mas a vacinação precisa continuar. Não podemos relaxar”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros. Segundo a pasta, foram distribuídas 519,8 milhões de doses de vacina aos estados e municípios desde o início de 2021.

 

0

 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia