Covid: apesar da demanda, drive-thru de vacinação é fechado em Goiânia

Posto de vacinação localizado no Estádio Serra Dourada foi desativado e gerou filas enormes em outros locais da capital

atualizado 19/04/2021 18:30

Vacina sendo preparada para aplicação em GoiâniaVinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Os idosos  que se dirigiram ao estacionamento do Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, na capital goiana, nesta segunda-feira (19/4) para se vacinarem contra a Covid-19, encontraram os portões fechados. Mesmo diante da alta demanda por imunização contra a doença, o posto de vacinação drive-thru que havia sido instalado no local foi desativado.

Fruto de uma parceria do governo de Goiás com a Prefeitura de Goiânia, a estrutura drive-thru funcionava no estacionamento do Serra Dourada desde o dia 24 de março. À época, a gestão estadual declarou que a modalidade de atendimento contribui para evitar aglomerações, como parte das medidas de prevenção ao coronavírus.

No entanto, a falta de atendimento no local, provocou filas gigantes no posto drive-thru instalado na Área 1 da PUC Goiás, no setor Leste Universitário.

0

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) declarou que o posto de vacinação do Serra Dourada “foi montado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES)” e que “a desativação do drive não foi uma iniciativa do município de Goiânia que continua aberto a todo tipo de parceria para a aplicação das doses o mais rápido possível”.

Atualização

Nesta segunda, o município de Goiânia seguiu aplicando a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de 62 anos, com iniciais de J a M, e a segunda dose em idosos a partir de 68 anos, com as mesmas iniciais. Para a imunização desses grupos, não é necessário agendamento.

Já os trabalhadores da saúde que ainda vão se vacinar, devem efetuar o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24horas. Para este grupo, a vacinação será exclusivamente na modalidade pedestre no Shopping Cerrado e no Espaço Sinta-se Bem, da Unimed.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, apenas no último sábado (17/4), quase 17 mil pessoas foram vacinadas na capital. A vacinação foi retomada na sexta (16), após problemas de logística e falta de doses.

O secretário de Saúde de Goiás, Durval Pedroso, lembra que, paralelamente à vacinação, a gestão municipal realiza a campanha “Imunize Contra a Fome”. “Estamos pedindo para quem for se vacinar, caso possa e queira, levar um quilo de alimento não perecível. Em parceria com o Projeto Mesa Brasil, do Sesc Goiás, vamos distribuir esses alimentos para as famílias que estão passando necessidade, sabemos que essa pandemia também trouxe a fome”, disse ele.

Mais de 300 mil doses

Conforme balanço da SMS, Goiás ultrapassou a marca de 300 mil doses aplicadas. De acordo com a pasta, 209.672 pessoas receberam a primeira dose e outras 94.701 completaram a imunização.

Segundo a SMS, a capital recebeu 390.837 doses de imunizantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e a vacinação na capital atende até o momento idosos a partir dos 62 anos, trabalhadores da saúde, segurança e salvamento.

Veja a lista atualizada dos postos de vacinação:

Atendimento por Drive thru

Shopping Passeio das Águas
Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.

Área I – PUC GOIÁS
Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Atendimento pedestres

Escola Municipal Francisco Matias (idosos)
Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO

Escola Municipal Lions Clube Bandeirante (idosos)
Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

Escola Municipal Coronel José Viana (idosos)
Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO

Escola Municipal Santa Helena (idosos)
Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso, Goiânia

Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais (idosos)
Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO

Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros (idosos)
Endereço: Rua Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia

Escola Rotary Goiania Oeste (idosos)
Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia –Go

Postos de vacinação destinados aos profissionais de saúde

Somente na modalidade pedestre

Shopping Cerrado – Avenida Anhanguera, 10.790 – Setor Aeroviário, Goiânia – Go

Espaço Sinta-se Bem, da Unimed – Rua 15-A, 212 – Setor Aeroporto, Goiânia – Go

Últimas notícias