metropoles.com

Covid-19: veja quem pode se vacinar em Goiânia nesta quinta (13/5)

Neste momento, imunização é direcionada a idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades (fase 1)

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Enfermeira prepara vacina contra Covid-19 em Goiânia
1 de 1 Enfermeira prepara vacina contra Covid-19 em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

GoiâniaA vacinação contra a Covid-19 na capital goiana atende nesta quinta-feira (13/5), três grupos prioritários: idosos, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades (fase 1). Os postos de imunização estão divididos entre salas de vacinação, unidades de saúde e a Área I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É válido ressaltar que os postos drive-thru não estão mais disponíveis e a vacinação de grávidas sem comorbidades também foi suspensa.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, treze unidades de saúde são destinadas ao atendimento à fase 1 do grupo de pessoas com comorbidades, sendo obrigatório o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Trabalhadores da saúde são atendidos no Shopping Cerrado e Espaço Sinta-se Bem, enquanto idosos recebem primeira ou segunda dose na Área I da PUC.

Veja as especificidades de cada grupo.

Pessoas com comorbidades – fase 1

Enquadrados neste grupo:

  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 45 anos
  • Pessoas com comorbidades a partir de 45 anos
  • Pessoas com Síndrome de Down e diálise crônica entre 18 e 59 anos
  • Grávidas e puérperas (45 dias após o parto) com comorbidades (obrigatório apresentar cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade).

Agendamento obrigatório pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, além de documento com foto, comprovante de endereço e documentação específica para o grupo. O atendimento é direcionado a 13 unidades de saúde listadas (clique aqui para ver).

Idosos

Primeira e segunda dose em idosos a partir de 60 e 64 anos, respectivamente, podem ser recebidas na Área I da PUC, no Setor Universitário. Atualmente, o atendimento no posto se restringe à modalidade pedestre. Não é necessário agendamento, mas é preciso levar documentos com foto e comprovante de endereço, além do cartão de vacinação da primeira etapa (para quem for tomar o reforço).

Trabalhadores da saúde

Atendimento somente por agendamento. Primeira dose aplicada no Shopping Cerrado, enquanto o reforço é recebido no Espaço Sinta-se Bem da Unimed. Além da documentação comum a todos os grupos, providenciar comprovante de vínculo empregatício, além do cartão de vacinação da primeira etapa (para quem for tomar o reforço).

0
Suspensão da vacina para grávidas sem comorbidades

Após uma orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 em grávidas sem doenças preexistentes foi suspensa. Para as gestantes e mulheres em pós-parto de até 45 dias, com comorbidades, a imunização segue normal, apenas com as vacinas da CoronaVac e Pfizer.

Na terça-feira (11/5), Goiânia já havia anunciado mudanças ao suspender a aplicação da vacina AstraZeneca neste grupo. Até então, o critério era apenas a gestação e idade acima de 18 anos.

Vacinação contra Influenza

A campanha de vacinação contra Influenza abrange idosos a partir de 60 anos e professores. As doses são aplicadas em 55 salas de vacinação, Área I da PUC Goiás e Sesc Faiçalville, sempre para pedestres. Ainda, foram disponibilizados dois drive thru (Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada) para o atendimento ao grupo. Não é necessário agendar.

Idosos devem levar algum documento pessoal com foto e comprovante de endereço, enquanto professores precisam comprovar vínculo empregatício (contracheque ou contrato), além de documento pessoal com foto. Veja os locais de vacinação aqui. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?