Covid-19: Saúde prevê disseminação sem controle na próxima semana

A pasta federal reforça a necessidade de isolamento para impedir a proliferação do novo coronavírus, que está passando para fase mais rápida

Militar vestido com roupa de proteçãoDaniel Ferreira/Metrópoles

atualizado 04/04/2020 13:05

O Ministério da Saúde informou, em boletim epidemiológico deste sábado (04/04), que a transmissão do novo coronavírus está saindo do primeiro estágio – de transmissão localizada – para a fase de “aceleração descontrolada”. Segundo as autoridades, é necessário que o isolamento social continue, para impedir a proliferação do vírus.

“Considerando que a pandemia de Covid-19 é dividida em quatro fases epidêmicas: transmissão localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle, e que, no momento, o país se encontra na fase de transmissão localizada (comunitária) com alguns lugares passando para a fase de aceleração descontrolada”, diz trecho do boletim.

A pasta pontua que é importante as pessoas respeitarem o distanciamento social enquanto o país espera equipamentos de proteção individual (EPIs), para “evitar o colapso” nas unidades de saúde.

De acordo com o texto, “essas medidas temporárias permitem aos gestores tempo relativo para estruturação dos serviços de atenção à saúde da população, com consequente proteção do Sistema Único de Saúde”.

Até o momento, o Brasil registra 359 óbitos em virtude do novo coronavírus e um total de 9.056 infectados. No mundo, os números são alarmantes: 972.640 casos confirmados da doença e 50.325 mortes, representando taxa de letalidade de 5,2%.

Últimas notícias