Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Covid-19: faltam médicos e equipamentos de proteção, diz Saúde

Segundo boletim, o Brasil não está preparado para a fase mais crítica da epidemia. Há preocupação com locais de atendimento a casos graves

04/04/2020 10:30, atualizado 04/04/2020 11:09
Igo Estrela/Metrópoles
O ministro Luiz Henrique Mandetta durante coletiva sobre CoronaVirus Covid-19

O Ministério da Saúde informou, em relatório epidemiológico divulgado neste sábado (04/04), que o Brasil está enfrentando dificuldades para combater o coronavírus. Segundo o documento, faltam equipamentos e médicos no país.

O boletim elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde afirma que a capacidade laboratorial do país ainda é insuficiente para dar resposta às fases mais drásticas da epidemia.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

“Para o momento mais crítico da emergência, será necessária uma ampliação para realização de 30 a 50 mil testes de RT-PCR por dia”, diz o texto.

Atualmente, os 27 laboratórios do Brasil, juntos, são capazes de processar aproximadamente 6.700 testes por dia.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O ministério alerta que “não há escala de produção nos principais fornecedores para suprimento de kits laboratoriais para pronta entrega nos próximos 15 dias”.

Além disso, afirma que há carência de profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem para lidar com pacientes graves de Covid-19.

Outro ponto frágil são os locais de atendimento a casos críticos. “Os leitos de UTI e de internação não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia”, afirma o relatório.